Cidades

Alagoas ganha aplicativo para auxiliar formação de futuros condutores

Ferramenta oferece recursos práticos e teóricos para reforçar aprendizagem

Por Tribuna Independente 17/05/2017 08h58
Alagoas ganha aplicativo para auxiliar formação de futuros condutores
Reprodução - Foto: Assessoria

Um novo aplicativo pretende ajudar condutores em formação a desenvolver os conteúdos passados nas autoescolas. O Super Prático Aluno, reúne 3.000 questões de provas de diversos estados para treinos, simulador de direção e monitoramento eletrônico das aulas práticas.

O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SindCFC-AL), João Batista, explica que o aplicativo serve como um complemento para o aluno. Segundo Batista, a ferramenta, embora útil, não substitui as aulas, mas auxilia de maneira considerável os futuros condutores.

“Finalizamos ele agora e estamos aproveitando o Maio Amarelo para lançar o aplicativo onde eles [os alunos] vão ter recursos práticos e teóricos para as categorias A e B e, com isso, aprender. É bem interativo, não desmerecendo a sala de aula, mas para um público tão conectado como nós temos hoje funciona de modo atrativo. Estados como Pernambuco e Ceará já tinham. Alagoas não podia ficar de fora”.

O aplicativo demorou cerca de um ano para ser desenvolvido e será lançado oficialmente no sábado (20), em evento promovido pelo SindCFC-AL. Mas já está disponível para ser instalado gratuitamente em smartphones com sistemas operacionais Android e IOS.

“Uma coisa muito interessante é que os alunos podem ter acesso também neste mesmo aplicativo a observação das aulas práticas que fizeram na autoescola. Por exemplo, você está matriculado e fez a primeira aula, aí no aplicativo você consegue ver o percurso, ver o que errou o que acertou. É um acompanhamento que a tecnologia faz pontualmente no processo de formação”, ressalta Batista.

Para instrutora, interação facilita aprendizado

A instrutora Jane Valente de 60 anos, 20 deles dedicados à formação de condutores, comemora o avanço. Para ela, as autoescolas não podem estar limitadas às cartilhas e aulas convencionais, é preciso incentivar uma boa formação e não apenas o condutor passar nas provas.

“Eu acho excelente, eu gosto muito da ideia. Inclusive nas minhas aulas eu ajo diferente. A maioria dos instrutores pega a apostila e sai lendo. Eu não faço isso de jeito nenhum. Eu interajo, brinco, acho mais importante que a pessoa entenda do que decore. Se a pessoa decorar não vai levar para a vida”, expõe a instrutora.

Além da possibilidade de responder questões, simulados, os alunos podem corrigir os erros praticados a partir das informações disponibilizadas na ferramenta. O aplicativo não necessita do uso de internet, após ser baixado pode ser acessado em qualquer lugar, principalmente após as aulas, explica o presidente do SindCFC.

Em seu primeiro dia na autoescola a estudante Nathália Nunes considerou a novidade positiva. Ela deu entrada na primeira habilitação para a categoria B. Ao observar a explicação dada, a jovem demonstrou interesse em utilizar o aplicativo.

“Eu não sabia que tinha, hoje é meu primeiro dia de aula aqui. Eu vou baixar e vai servir para me ajudar com a parte teórica, acho que com a prática também, porque tendo a noção do que é preciso fica mais fácil encarar as provas”, diz.

Para o agente penitenciário Maurício Alexandre, o aplicativo pode facilitar sua vida. Ele iniciou as aulas teóricas para a habilitação A e B. “Tenho dificuldades com a parte teórica. Vou baixar. Acredito que irá servir para facilitar”.