Cidades

Mutirão da Justiça resolve cerca de 450 processos simples neste sábado

"Entre servidores, magistrados e parceiros, são cerca de 250 pessoas trabalhando" destaca o coordenador da ação, juiz André Gêda

Por Dicom / TJ-AL 13/05/2017 17h01
Mutirão da Justiça resolve cerca de 450 processos simples neste sábado
Reprodução - Foto: Assessoria

O Poder Judiciário de Alagoas de Alagoas realiza mais uma etapa do Projeto Justiça Itinerante, durante este sábado (13), no Centro Universitário Tiradentes (Unit), na Cruz das Almas. Desde às 8h, centenas de pessoas resolvem processos judiciais mais simples: divórcio consensual, retificação do registro de nascimento, suprimento de óbito e concessão de alvarás de até quatro salários mínimos.

O juiz André Gêda, coordenador da Justiça Itinerante, estima que devam ser solucionados cerca de 450 processos. A Justiça realizará ainda um casamento coletivo no final da tarde. Unit, Defensoria Pública, Ministério Público e Governo de Alagoas também participam prestando serviços.

Ane Angélica Lopes da Silva e José Marcos da Silva trouxeram uma de suas três filhas e vieram fazer a habilitação para o casamento, pela manhã. Eles estavam divorciados, mas resolveram se casar novamente. “Foi melhor porque a gente estava 'apertado'. A gente soube que ia ter esse evento e veio casar de novo”, disse José Marcos.

Já Cristiane Rose Ferreira conseguiu um alvará para retirar um valor do FGTS do pai do seu filho. “O pai dele foi demitido da empresa e teve 20% retido da pensão. Fui na Defensoria e eles me indicaram que ia haver esse mutirão hoje que seria resolvido mais rápido. Essas ações são muito importantes para a população”, reconheceu Cristiane.

Cristiane Rose conseguiu um alvará para retirar um valor do FGTS do pai do seu filho (Foto: Caio Loureiro / Dicom – TJ/AL)

“Esses processos seriam distribuídos no Fórum do Barro duro e poderiam durar meses ou anos. Aqui, são solucionados em um único dia”, frisa o magistrado André Gêda. Ele também destaca a importância das parcerias institucionais para tornar o evento possível. “Entre servidores, magistrados e parceiros, são cerca de 250 pessoas trabalhando. O Tribunal faz a organização do evento, mas o projeto é de todos”.

Entre outros serviços, a Unit oferece assistência jurídica, aferição de pressão e glicemia, orientação nutricional e fisioterapia; o Governo realiza emissão de RG, CPF, cartão do SUS e carteira de trabalho.

Participam do mutirão os juízes André Gêda, José Miranda Júnior, Silvana Lessa Omena, Hélio Pinheiro Pinto, Helestron Costa, Jairo Xavier Costa, Leandro de Castro Folly, George Omena, Bruno Acioli, Carolina Sampaio, Carlos Henrique Pita, Carlos Bruno de Oliveira e Carlos Eduardo Mendonça.