Cidades

Secretário afirma que portal Alagoas 200 anos será ferramenta para pesquisadores

De acordo com Enio Lins, todos poderão alimentar o portal com informações sobre a história do estado

Por Thayanne Magalhães 11/05/2017 10h54
Secretário afirma que portal Alagoas 200 anos será ferramenta para pesquisadores
Reprodução - Foto: Assessoria

O Portal Alagoas 200 Anos foi lançado durante um café da manhã realizado na manhã desta quinta-feira (11), no Museu Palácio Floriano Peixoto. O secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, destacou que o portal será uma ferramenta de pesquisa para toda a sociedade e que, quem quiser e puder, poderá contribuir com mais conteúdo.

“O intuito do portal é disponibilizar ao público, com ênfase nos pesquisadores, sejam eles do ensino fundamental, ou da Universidade, o maior número possível de informações sobre a história, curiosidades e fatos de Alagoas”, explicou o secretário.

“Hoje estamos dando início ao site, que continuará sendo alimentado e nunca estará totalmente pronto, pois queremos alimentá-lo rotineiramente com descobertas acerca do nosso estado. Também estaremos abertos para receber toda a colaboração, que será checada e em seguida publicada. Todos podem contribuir e participar”, concluiu.

O portal conta com a colaboração de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os trabalhos de elaboração do portal tiveram início em 2016 e, segundo o secretário, foram conduzidos por uma equipe multissetorial presidida pela Secretaria do Gabinete Civil.

Além de informações históricas, o portal deve abrigar fotos, músicas de autores alagoanos, filmes de cineastas locais e matérias jornalísticas. 

Informações inéditas do centenário de morte de Delmiro Gouveia, que remete à história do Brasil, estarão no portal, além de pesquisas sobre as escavações de uma sinagoga, do período holandês, no município de Penedo, que vêm sendo realizadas pelo Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e vai fornecer dados inéditos através do portal. 

Para conferir o conteúdo, basta acessar www.alagoas200.com.br.