Cidades

Protesto interdita via principal do Feitosa por causa de falta de água

Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está locando um poço particular, em caráter emergencial

08/05/2017 18h15
Protesto interdita via principal do Feitosa por causa de falta de água
Reprodução - Foto: Assessoria

Na tarde desta segunda-feira (8), um protesto de moradores do Feitosa bloqueou a via principal do bairro, em Maceió. A Avenida Governador Lamenha Filho foi interditada com pneus e entulhos queimados. O trânsito ficou congestionado na região.

De acordo com os moradores, a manifestação aconteceu porque a falta de água na localidade já dura semanas. A avenida foi interditada nas proximidades da Rodoviária de Maceió, bloqueando a passagem de veículos. Inclusive, o engarrafamento atingiu a Avenida Leste-Oeste, causando lentidão no fluxo de trânsito no local.

Casal

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está locando um poço particular, em caráter emergencial, para reforçar o abastecimento do Feitosa, que ficou comprometido quando um dos sete poços que abastecem  o bairro - o de maior vazão, que produzia cerca de 75m³/h - rompeu, entrou em colapso e deixou de operar.

Logo que isto ocorreu, na semana passada, a Casal providenciou a reativação de um poço localizado nas proximidades e implantou uma rede para interligá-lo ao sistema; no entanto, a produção de água (40m³/h) não foi suficiente para equilibrar o abastecimento. Diante dessa situação, a Companhia decidiu locar um poço particular, com vazão também da ordem de 40m³/h, e implantar uma rede para fazer a interligação com o sistema da Casal, trabalho que deverá ser concluído até a próxima sexta-feira, conforme previsão do setor operacional da empresa.

Com esses dois novos poços, que vão produzir, juntos, 80m³/h, a Companhia espera normalizar o fornecimento de água do bairro do Feitosa. Mas, com o objetivo de dar mais segurança ao abastecimento e tranquilidade à população, a empresa está procurando uma área para perfurar novo poço. Dessa forma, o bairro passará a ser abastecido por nove poços.