Cidades

Operação Bares flagra mais de 30 veículos estacionados de forma irregular

Ação realizada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito acontece nos finais de semana em Maceió

Por Ascom / SMTT 08/05/2017 18h50
Operação Bares flagra mais de 30 veículos estacionados de forma irregular
Reprodução - Foto: Assessoria

Mais de 30 condutores foram flagrados estacionados de forma irregular durante a Operação Bares, realizada no último fim de semana, na parte baixa de Maceió.

A ação realizada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) acontece nos finais de semana, com o objetivo de dar mais fluidez nas vias e garantir o acesso e a segurança de pedestres.

No último sábado, 28 veículos foram flagrados estacionados em esquinas, portas de garagens e calçadas na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, antiga Amélia Rosa. Um veículo foi recolhido ao pátio da SMTT.

“O objetivo é garantir direitos. Estacionando em uma esquina, o condutor impede que uma coleta de lixo seja realizada naquela rua. Na calçada, o motorista obriga o pedestre a disputar espaço na pista com os carros e na porta de garagem, impede o morador de entrar e sair da própria casa”, explica o diretor operacional de Mobilidade Urbana, Dogival Ferreira.

De acordo com o artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo em esquinas, guias rebaixadas (portas de garagem), pontos de ônibus e passeio (calçadas) são infrações que variam entre leve e média e podem custar ao condutor entre R$ 88,38 e R$ 130,16, além de três a quatro pontos na Habilitação.

Vagas preferenciais

A fiscalização no sábado também ocorreu no estacionamento de um shopping center da parte baixa da capital, onde onze veículos foram autuados por estacionar em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência.