Cidades

Semarh entrega segunda-feira planos intermunicipais para encerrar lixões em AL

Planos vão nortear os municípios alagoanos na política de resíduos, visando a sua destinação adequada

Por Agência Alagoas 04/05/2017 17h38
Semarh entrega segunda-feira planos intermunicipais para encerrar lixões em AL
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entrega na segunda-feira (8), às 10h, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), os Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).

Os planos são resultados de um trabalho conjunto entre a Semarh, Prefeituras, consórcios públicos e a empresa Floram Engenharia para nortear os municípios alagoanos na política pública de resíduos, com vistas à eliminação da destinação inadequada.

A divulgação final dos planos representa mais uma etapa superada pelo Estado de Alagoas para seguir os ditames da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com isso, os municípios organizados em consórcios públicos terão que cumprir as metas estabelecidas no planejamento que foi amplamente debatido com prefeituras e sociedade.

A partir da entrega dos planos, as gestões municipais terão de iniciar uma gestão compartilhada com a sociedade, geradores de resíduos e comerciantes para dar início a uma série de ações com base na legislação vigente em diminuir a quantidade de resíduos nas ruas e sua disposição final.

Neste contexto, deve ser implantados nos municípios a coleta seletiva, a erradicação dos lixões, a recuperação das áreas degradadas, o incentivo à reciclagem, a gestão responsável dos resíduos sólidos, entre outros itens essenciais para a conservação e proteção ambiental.

Atualmente, por meio de um trabalho iniciado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto de Meio Ambiente (IMA), 25 cidades alagoanas já encerram os lixões e já dispõem seus resíduos nas centrais de tratamento do município de Pilar e Craíbas, bem como no aterro sanitário do Cigres, em Olho d´Água das Flores.

Para o secretário da Semarh, Alexandre Ayres, a entrega dos planos intermunicipais representa mais um avanço em Alagoas. Segundo o titular da pasta, desde 2015, o Governo atua para erradicar os lixões.

“A finalização dos planos é importante para que os municípios alagoanos continuem eliminando os lixões e incentivam a gestão responsável dos resíduos, bem como trabalhem incansavelmente para implantar a coleta seletiva. Durante o período de atuação na elaboração dos planos intermunicipais, o Governo de Alagoas deu suporte, realizou encontros nos municípios para o planejamento das ações que precisam ser colocadas em prática. Com certeza, Alagoas vai dar um grande salto na questão da proteção ambiental”, avalia o secretário Alexandre Ayres.

A entrega dos planos  na AMA contará com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão; do representante do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Santos; do superintendente da Caixa Econômica Federal, Kleber Paes; do diretor-presidente do IMA-AL, Gustavo Lopes, além de prefeitos que estão representados nos consórcios Conagreste, Cigres, Conorte, Crerssal, Conisul, Corszam e o Consórcio Regional Metropolitano de Resíduos Sólidos de Alagoas.