Cidades

Pacientes do SUS podem ficar sem atendimento em hospitais

De acordo com o Sindhospital, desde janeiro não está havendo repasse do SUS pelo Governo do Estado às instituições

Por Tribuna Independente 04/05/2017 08h40
Pacientes do SUS podem ficar sem atendimento em hospitais
Reprodução - Foto: Assessoria

Pacientes atendidos em hospitais de Alagoas através do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ficar sem atendimento nos próximos dias por causa da falta de repasse do Governo de Alagoas. O alerta é do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Alagoas (Sindhospital).

A suspensão dos serviços, de acordo com o Sindospital, que representa as instituições, deve acontecer em breve porque parte das unidades que atendem estes pacientes não está recebendo os incentivos do Estado desde janeiro.

A assessoria de comunicação do Sindhospital informou que todos os serviços ambulatórias (básicos) podem ser prejudicados. A entidade vai marcar uma assembleia para debater o assunto com as partes interessadas.

O médico Glauco Manso, presidente do Sindhospital, explicou que apenas alguns hospitais de grande porte e que fazem atendimentos pelo SUS em Alagoas estão com repasse em dia. “A verba é disponibilizada mensalmente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Os demais estabelecimentos ainda não receberam o dinheiro e ameaçam suspender as entradas de pacientes pelo sistema público”, esclareceu.

A direção do sindicato não divulgou quantos e nem quais são as unidades que estariam sem o repasse, mas, de acordo com a nota o colapso no atendimento pode acontecer a qualquer momento.

“Caso ocorra uma paralisação no atendimento, quem mais sofre com isso é a população carente”, declara o médico Glauco Manso, presidente do Sindhospital.

SESAU

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou por meio de nota que o pagamento dos Termos de Compromisso e Contratualizações são realizados depois que os hospitais conveniados e filantrópicos prestam contas de sua produção e os dados são auditados, visando comprovar o cumprimento das metas pactuadas, respeitando os princípios da transparência e lisura com os recursos públicos.

A Sesau explicou que o pagamento é liberado depois que a produção referente ao mês anterior é apresentada pelas unidades hospitalares no mês subsequente. E é aprovado pela Superintendência de Auditoria, Controle e Regulação (Suraud); Superintendência de Atenção à Saúde (Suas); Controladoria Interna (Contin) e Assessoria Técnica, ratificando o cumprimento das metas pactuadas nos contratos firmados com o Estado.

Ainda de acordo com a Sesau, no caso de processos onde se detectam inconformidades na prestação de contas apresentada ou os Termos de Compromisso firmados com as unidades estejam com a validade vencida, a Suraud, Suas, Cotin e Assessoria Técnica são os órgãos responsáveis e que cuidam da atualização, para que estejam em conformidade com a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).