Cidades

População das grotas receberá ações de prevenção à violência

Articulação visa fortalecer a atuação nas grotas com o compromisso de promover a prevenção da violência em todas as partes do Estado

Por Assessoria 03/05/2017 20h49
População das grotas receberá ações de prevenção à violência
Reprodução - Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) articulou, nesta quarta-feira (3), um cronograma de atividades e ações de inclusão social e cidadania que serão implantadas nas grotas de Maceió beneficiadas pelo programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

O tema foi debatido com representantes do Movimento Humanização das Grotas durante toda a tarde, na sede da Seprev, no Tabuleiro dos Martins. A articulação visa ofertar serviços e atividades que irão suprir com algumas necessidades das próprias comunidades para garantir a prevenção social da violência.

Segundo a assessora de Governança da Seprev, Samylla Gouveia, que vem mobilizando a equipe para a construção deste cronograma, a necessidade de aumentar e fortalecer a atuação nas grotas vem como um compromisso em garantir a prevenção da violência em todas as partes do Estado.

“Esta foi uma determinação do governador Renan Filho que foi prontamente atendida pela secretária Esvalda Bittencourt. Temos que unir todos os esforços dos serviços da Seprev e direcioná-los para o atendimento diferenciado nestas grotas, tanto as que já receberam melhorias do programa do Governo, como as que ainda irão ser contempladas”, enfatizou Samylla Gouveia.

De acordo com os representantes da Humanização das Grotas, Robson Lima e Zé dos Bois, esta iniciativa da Seprev é bastante louvável, uma vez que vai fortalecer ainda mais o papel humanizador das grotas. “Este programa implantado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), é inédito na história do Estado. E, agora, a iniciativa da Seprev vem para complementar este trabalho de humanização como nunca se viu antes”, esclareceu Robson Lima.

Com o cronograma das ações praticamente definido, ficou acertado que as primeiras a receber as ações da Seprev – tais como mediação de conflitos, acesso à Justiça Comunitária, Anjos da Paz e oficinas para crianças e adolescentes – serão as comunidades das grotas do Pau D’Arco e da Iraci, entre os dias 8 e 19 de maio.