Cidades

2 de maio de 2017 12:43

Trânsito vai determinar velocidade de novos semáforos instalados

São 10 semáforos inteligentes instalados em pontos das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, que vão medir o fluxo do trânsito

Para dar maior fluidez ao trânsito nas avenidas mais movimentadas da capital, começam a funcionar nos próximos dias os semáforos que se adaptam ao fluxo de veículos em tempo real.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) começou a instalação dos equipamentos no principal corredor de transporte de Maceió. São 10 semáforos inteligentes instalados em pontos das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, responsáveis por medir o fluxo do trânsito na região, por meio de câmeras e com o auxílio de um sistema.

“A ideia é começar pela Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, e na próxima semana iremos realizar uma apresentação para demonstrar como essa tecnologia irá funcionar”, afirma o prefeito Rui Palmeira.

O cronograma de quando esses semáforos chegarão outras avenidas da capital será apresentado na próxima semana pelo superintendente Antônio Moura, da SMTT.

A câmera é direcionada para a intersecção da via e faz uma contagem volumétrica. Os dados serão enviados para um servidor da SMTT, que levará informações do maior e menor fluxo de veículos sobre o horário de maior movimento.

Através dos dados, o equipamento vai dimensionar o tempo de travessia, aumentando ou diminuindo o tempo dos sinais verde, amarelo e vermelho. A expectativa é que esses ajustes ajudem a otimizar o fluxo de trânsito nas vias. Posteriormente, os equipamentos serão instalados em outros locais da cidade.

“Para fazer esse investimento, utilizamos parte do recurso arrecadado com multas, pois o município ainda não tem recursos para implantar essa tecnologia em todas as principais avenidas de Maceió”, explica Rui.

 

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH