Cidades
Escola Superior da Defensoria promove curso de capacitação
Curso será para Dirigentes e Equipes das Entidades de Acolhimento Institucional

A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (Esdepeal), em parceria com o Núcleo da Infância e Juventude da Defensoria, promove o "Curso de Capacitação para Dirigentes e Equipes das Entidades de Acolhimento Institucional", nas próximas sextas-feiras, 05 e 12 de maio. O Curso, que visa atualizar as instituições de acolhimento sobre a legislação, deveres e fiscalizações, acontecerá, das 8h30 às 12h30, no auditório da sede do órgão, localizada na Avenida Fernandes Lima, bairro da Gruta, em Maceió.
De acordo com a coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude, a defensora pública Manuela Carvalho de Menezes, a capacitação pretende uniformizar a atuação dos profissionais e estabelecer fluxos para melhorar a Rede de Proteção a Criança e Adolescente, bem como abrir um espaço para debate.
Ainda segundo a defensora, a necessidade de fazer o curso quando a capacitação dos conselheiros tutelares foi lançada, no ano passado, quando muitos dirigentes procuraram o Núcleo de Infância e Adolescência para a realização desse evento com eles. "Após o protocolo de atendimento iniciado em janeiro desse ano, pelo Núcleo da Infância e Juventude, com a análise cuidadosa de cada um dos processos relacionados à medida de proteção de acolhimento institucional, a necessidade tornou-se imediata a fim de unificar atuações, oferecer respaldos legais e, por fim, aproximar ainda mais a Defensoria Pública de outros agentes do sistema de proteção a fim de fortalecer a rede, principalmente no que tange à excepcionalidade dessas medidas", explica.
Durante o evento, os profissionais receberão informações sobre direitos fundamentais das crianças e adolescentes, como o direito a convivência familiar e comunitária; princípios do acolhimento, projeto político e pedagógico, atribuições e fiscalizações.
"A Escola Superior tem tido essa preocupação em viabilizar, por iniciativa própria ou em conjunto, como nesse caso, curso de capacitação que direta ou indiretamente venha a refletir de forma positiva e construtiva no trabalho dos Defensores Públicos. Foi assim com a Curso de Formação para Conselheiros Tutelares, realizados na capital e em diversos interiores, a Capacitação para estagiários e agora com Curso de Capacitação voltado para os que lidam com as instituições de acolhimento. Certamente será um trabalho bem sucedido, tendo à frente os colegas Manuela Carvalho de Menezes e Fábio Passos de Abreu", destacou o Diretor da Escola, defensor público Fabrício Leão Souto.
Mais lidas
-
1Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?
-
2Sobrevivência nas profundezas
A impressionante histórial real por trás de 'O Último Respiro'
-
3Horários especiais
Veja o que abre e fecha no São João em Maceió
-
4Vem por aí!
O que acontece depois que Cecília desperta do coma em 'Vale Tudo'
-
5É pra meiorá!
Finais felizes de 'Êta Mundo Bom' anulados em 'Êta Mundo Melhor'