Cidades

Call Center tira dúvidas de condutores sobre o funcionamento da Zona Azul

Call Center funciona através do número 3028-0106; horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 14h

Por Ascom / SMTT 18/04/2017 15h48
Call Center tira dúvidas de condutores sobre o funcionamento da Zona Azul
Reprodução - Foto: Assessoria

O funcionamento da Zona Azul nos bolsões de estacionamentos dos Edifícios Harmony e Le Monde ainda tem causado dúvidas entre os condutores de Maceió. Para ajudar no melhor entendimento, a população conta com um Call Center que funciona através do número 3028-0106.

O sistema de suporte serve exclusivamente para assuntos relacionados à Zona azul e começou a funcionar ainda durante a campanha educativa, no início deste mês. Por meio dele, o condutor tem todo o auxílio para saber mais sobre como comprar créditos no aplicativo gratuito Zona Azul Maceió e através dos talões em papel, fazer sugestões e relatar possíveis problemas, bem como resolver situações como erros no preenchimento dos dados no aplicativo.

Foi o caso de um condutor que havia preenchido a placa com um número a menos. Em contato com o Call Center foi possível resolver o problema e efetuar o pagamento pelo estacionamento de forma rápida. Entretanto, o canal não serve para recorrer de multas, já que para tanto é necessário comparecer até à sede da SMTT, no Tabuleiro do Martins. O horário de atendimento do Call Center é igual ao da Zona Azul, de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 14h.

O inciso XVII do artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que é uma infração grave estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização, como a Zona Azul.

Além do acúmulo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor, há multa de R$ 195,23 e com o veículo sujeito à remoção ao pátio da SMTT.

Como comprar créditos para utilizar a Zona Azul?

No talão impresso vendido em pontos conveniados próximos aos estacionamentos, o usuário deve raspar o campo indicado com ano, mês, dia e hora correspondentes ao início do estacionamento. Cada cartão corresponde a uma hora de estacionamento. Caso deseje estacionar por mais tempo, o condutor dever utilizar a quantidade correspondente de cartões, obedecendo o tempo máximo de permanência indicado na sinalização.

Após preenchê-lo corretamente, deverá colocá-lo sobre o painel de forma visível para a fiscalização, ao lado da calçada. Porém, caso erre, o usuário deve inutilizar o cartão preenchido e raspar os campos de um novo cartão. O preenchimento incorreto do cartão ou a rasura está sujeito a autuação de infração e penalidades da lei.

Aplicativo

Na opção pelo aplicativo, os usuários podem inserir créditos por meio de cartões de crédito, de débito ou cartões pré-pagos a venda nos pontos autorizados.

O cadastramento no aplicativo Zona Azul Maceió não tem custo. Com o aplicativo o motorista vai pagar pelo tempo de estacionamento que usar, ou seja, com tempo fracionado, pois o minuto custa R$0,0416. A Zona Azul Maceió vai funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 14h. Aos domingos e feriados não funcionará.

Depois do download gratuito concluído, basta abrir o aplicativo, selecionar a opção Novo aqui? Cadastre-se e preencher todas as informações solicitadas: nome, CPF, e-mail, senha e confirmação de senha. Em seguida, serão mostradas as orientações para ativar a conta: siga as orientações de ativação da conta e a autorização do aparelho celular, confirmando os dados por meio do e-mail.

Para inserir créditos, o usuário deve selecionar no Menu a opção Veículos > Novo Veículo e inserir os dados solicitados: tipo de veículo, nome do veículo e placa e clicar em Cadastrar. O valor mínimo de saldo é o valor correspondente à uma hora do tipo de veículo que se deseja estacionar. Para cessar o uso da vaga no estacionamento basta clicar em Parar – o aplicativo enviará notificações quando faltar 5 minutos para o termino do tempo máximo de permanência selecionado.

A Zona Azul visa dar mais rotatividade aos veículos nos bolsões (grande áreas), com o tempo máximo de permanência de 4h na parte interna do estacionamento e de 2h no estacionamento mais externo e de fácil acesso.