Cidades

Alunas do curso Técnico em Análises Clínicas são efetivados após estágio

Formação de nível técnico abriu as portas para o mercado.

Por Assessoria 17/04/2017 10h49
Alunas do curso Técnico em Análises Clínicas são efetivados após estágio
Reprodução - Foto: Assessoria

Ana Paula Amorim, Josilene Pereira, Leona Moura, Crislane Guedes, Alvina Figueiredo, Mônica dos Santos, Nadieje dos Santos, Caroline Soares e Cínthia Barbosa. O que elas têm em comum? Todas investiram numa formação de nível técnico a fim de ampliar as possibilidades de empregabilidade. Uma aposta que deu certo! Concluintes do curso Técnico em Análises Clínicas do Senac, todas foram efetivadas, no mesmo laboratório, após o estágio profissional supervisionado e hoje comemoram a satisfação em atuar na área de formação.

“Quando entrei no curso, me apaixonei pela profissão. Não imaginava que tantas portas seriam abertas para mim. E devo isso à formação completa proporcionada por essa escola que prepara não só para o trabalho, mas para a vida”, emociona-se Crislane Guedes, 21, que, atualmente, trabalha no laboratório Hapvida nos setores de coleta, parasitologia e esterilização. Antes de concluir o curso técnico, Crislane trabalhava na barraca de frutas e verduras do pai, na feira livre do município de Rio Largo. “Não tinha ideia da transformação que a educação profissional poderia fazer na minha vida. Hoje sou completamente apaixonada pela área de Saúde e, em breve, pretendo ingressar no curso superior de Enfermagem”, conta ela.   

Mônica dos Santos, 36, trabalhava como auxiliar administrativo numa empresa de arquitetura, mas não estava feliz. Ela tinha o sonho de trabalhar na área da Saúde e, no Senac, encontrou o caminho para a realização profissional. “Não foi fácil conciliar o curso com o trabalho, mas a recompensa foi mais rápida que esperava. Logo após o estágio, fui efetivada e hoje trabalho no setor de coleta”, conta ela, ao destacar que a filha, Anamonik Santos, 18, pretende seguir seus passos. Estudante do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a jovem iniciou, recentemente, o curso Técnico em Enfermagem no Senac. “A paixão pela área de Saúde parece estar no sangue. À princípio, ela vai conciliar os dois cursos. Mas sei que o coração dela pulsa mais forte pelo curso técnico”, comemora Mônica.

As biomédicas responsáveis pela gestão do laboratório Hapvida, Rosângela Torres e Aline Tenório, explicam o que motivou a contratação. “Durante o estágio, elas demonstraram, além do bom conhecimento técnico, a organização e a vontade de aprender sempre mais”, explica Aline. “A formação de nível técnico é uma exigência nossa e, quando recebemos profissionais formados no Senac, temos a certeza de que estamos contratando profissionais qualificados e atualizados sobre as novas exigências do mercado de trabalho”, complementa Rosângela.         

Responsável pela supervisão de estágio do curso Técnico em Análises Clínicas e instrutora do Senac, a biomédica Juliana Cavalcante conta que o grande diferencial do aluno Senac “é que as aulas são preparadas dentro de um modelo pedagógico atual e de grande interação, focado na parte prática sem esquecer a base téorica necessária a cada disciplina”. Segundo ela, a crescente competitividade do mercado de trabalho eleva os níveis de exigência com relação às técnicas de atualização e aperfeiçoamento dos profissionais. “Escolhemos um ramo da área da Saúde que muda a cada dia e, por isso, exige dedicação e compromisso. No momento do estágio, os alunos colocam em prática o que aprenderam durante o curso e revelam o diferencial de uma formação pautada na excelência”, comemora a instrutora, sem esconder a satisfação de contribuir para a realização de sonhos.

Banco de Oportunidades

 Outros três alunos do Senac, dessa vez do curso de Recepcionista, também foram contratados pelo Laboratório Hapvida e, atualmente, são responsáveis pelo atendimento aos pacientes e encaminhamento para o setor de coleta, recebimento e identificação de materiais biológicos para análise. “Há aproximadamente dois anos recebemos os alunos do Senac para estágio. Tem sido uma ótima experiência”, conta Rosângela Torres.  “Agradeço a parceria do Hapvida em receber nossos alunos e a confiança em nosso trabalho ao contratá-los”, retribui a instrutora Juliana Cavalcante.

A preferência por profissionais capacitados é uma realidade para a maioria das empresas, seja pela redução de custos, seja pela otimização de processos. A fim de facilitar a busca por esses profissionais e, dessa forma, promover o ingresso dos alunos no mercado de trabalho, o Senac oferece o Banco de Oportunidades (BOP), que realiza, gratuitamente, o encaminhamento dos profissionais qualificados na instituição para o mercado formal, de acordo com as exigências e a necessidade dos empregadores, agregando a qualidade da formação Senac aos serviços prestados pelo empresariado local.

“Trabalhamos como uma agência de empregos para nossos alunos, auxiliando-os no processo de inserção ou reposicionamento no mercado de trabalho. E para as empresas, encaminhamos os candidatos selecionados dentro do perfil desejado, o que facilita o processo de recrutamento”, explica Alice Oliveira, da equipe BOP do Senac Alagoas.   

As empresas que necessitam de profissionais qualificados e os ex-alunos do Senac Alagoas que desejam cadastrar o currículo podem entrar em contato com o BOP por meio do endereço eletrônico [email protected] ou [email protected]. Mais informações: (82) 2122.7856 e al.senac.br.