Cidades

Prefeito destaca investimentos em iniciativas sustentáveis

Município trabalha em um estudo para transformar o sargaço, microalga comum em regiões tropicais uteis para a vida marinha, presente em grande quantidade nas praias urbanas, em ração animal para ruminantes

Por Secom 15/04/2017 20h20
Prefeito destaca investimentos em iniciativas sustentáveis
Reprodução - Foto: Assessoria

O prefeito Rui Palmeira, por meio de iniciativas como o mutirão de limpeza que retirou da Praia da Avenida 87 toneladas de resíduos e a construção das estações elevatórias que vai melhorar a balneabilidade do trecho da praia entre a Pajuçara e a Jatiuca, tem implementado em todas as ações e obras de sua gestão o respeito e a preservação do meio ambiente.

Atualmente, o Município trabalha em um estudo para transformar o sargaço, microalga comum em regiões tropicais uteis para a vida marinha, presente em grande quantidade nas praias urbanas, em ração animal para ruminantes, principalmente bovinos, na Bacia Leiteira de Alagoas. Segundo o prefeito, a ação terá impacto positivo na economia e na agricultura.

“Manteremos as praias limpas, reduziremos custos e vamos levar o material que era jogado no Aterro Sanitário à Bacia Leiteira para alimentar os ruminantes. Na economia, teremos redução de custo com o aterro e transporte”, destacou o gestor.

O estudo foi viabilizado logo que a Prefeitura conseguiu do Instituto de Meio Ambiente do Estado (IMA) uma autorização para retirar o material das praias. Para o gestor, a expectativa sobre o estudo é grande. “Esperamos que o estudo resulte em algo positivo e que se torne mais uma ação do Município que ajuda o meio ambiente”, acrescentou Rui.

Incentivo às cooperativas de coleta seletiva

Na semana passada, durante a entrega de materiais recicláveis à Cooperativa de Reciclagem de Alagoas (Cooprel), o gestor anunciou uma iniciativa que vai incentivar às cooperativas que trabalham com coleta seletiva.

Por meio de convênio, o Município contratará as cooperativas para que elas recolham materiais recicláveis nas residências dos maceioenses cadastrados. “Qualquer morador da cidade poderá contribuir para a limpeza da cidade, o meio ambiente e a geração de renda de diversas famílias”, enfatizou Rui.