Cidades

Inscrições da Olimpíada Brasileira de Matemática batem recorde em Alagoas

Mais de 350 mil alunos de 885 escolas estaduais, municipais, federais e particulares estão inscritos na Olimpíada

Por Agência Alagoas 15/04/2017 19h25
Inscrições da Olimpíada Brasileira de Matemática batem recorde em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Alagoas teve recorde de inscrições na edição 2017 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo foram 350.413 estudantes, de 885 escolas estaduais, municipais, federais e particulares de todo o estado. Em relação ao ano passado, quando 742 instituições públicas se inscreveram, houve um aumento no número de unidades de ensino participantes. Até então, o recorde de inscrições era de 2015, com 744 escolas.

 Este ano houve um aumento na participação das escolas públicas. Foram 760 unidades inscritas - dezoito a mais do que em 2016 -, com 343.728 alunos. Em  2017,pela primeira vez, a Olimpíada também conta com a participação das escolas particulares, que, em Alagoas inscreveram 6.685 alunos, oriundos de 95 unidades e 27 municípios.

Em todo o Brasil, 18.240.170 alunos de 53.230 escolas e 5.545 municípios participam da OBMEP, cujas provas da primeira fase estão agendadas para o dia 6 de junho.

Expansão

Adelailson Peixoto, professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador da OBMEP no Estado, faz uma avaliação positiva das inscrições este ano. “A Secretaria de Educação e suas Gerências Regionais tiveram um desempenho importante neste resultado, fazendo um trabalho de socialização nos municípios com as escolas estaduais e municipais. Dentre as unidades da rede privada que estão em seu primeiro ano de participação tivemos 50% de inscritos”, informa.

Lilian Rosateli, supervisora de Práticas Pedagógicas e Organização do Currículo Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), diz que a Olimpíada é um incentivo para as escolas públicas. “Nossos alunos têm a chance de mostrar o seu potencial e talento, e os professores têm a sua disposição um material riquíssimo para uso em sala de aula”, avalia.

Criada em 2005, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a OBMEP visa fomentar o interesse pela Matemática entre os estudantes brasileiros e descobrir novos talentos.

Em Alagoas é coordenada pela Ufal, com o apoio da Seduc e das redes federal e municipais. Este ano, pela primeira vez, as unidades de ensino privadas também participam.

No ano passado, o Estado conquistou 72 medalhas: 62 bronzes, 8 pratas e 2 ouros- estes últimos conquistados pelos estudantes Pedro Lucas Lima Silva, da Escola Estadual Margarez Lacet, em Maceió, e Leonardo Marinho, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió.