Cidades

Saiba como se preparar para evitar contratempos durante viagem do feriadão

SMTT de Maceió lista dicas para tornar a viagem ainda mais segura

Por Ascom / SMTT 14/04/2017 16h16
Saiba como se preparar para evitar contratempos durante viagem do feriadão
Reprodução - Foto: Assessoria

Todos os anos milhares de maceioenses deixam a capital alagoana para aproveitar o feriadão de Páscoa com a família. Por isso, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) traz uma lista com dicas para tornar a viagem ainda mais segura.

A principal observação antes de sair de casa é verificar os itens de segurança do veículo. A vistoria na parte mecânica do carro e o uso do cinto de segurança também na parte de trás do veículo são essenciais antes de pegar as rodovias. Itens como os faróis, o calibramento, estado dos pneus e o alinhamento do veículo são fundamentais para garantir uma viagem sem contratempos.

“Orientamos ainda que seja verificado o nível de óleo do carro, o limpador de parabrisa, se o parabrisa não está trincado e o funcionamento correto dos freios, além de checar se o pneu estepe está calibrado e cheio”, explica o assessor da Divisão de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatísticas da SMTT, Carlos Moura, ao identificar a importância de se fazer a revisão do veículo antes de viajar.

O uso do telefone celular ao dirigir é uma das infrações mais cometidas durante as viagens, o que pode ocasionar acidentes fatais. A SMTT também reforça a atenção de não dirigir após ingerir bebida alcoólica e nem em alta velocidade, pois a imprudência ainda é a maior causa dos acidentes de trânsito.

Outra dica importante é a opção em viajar em horários mais adequados, sendo o ideal nas primeiras horas da manhã a fim de evitar os congestionamentos que se formam por volta das 11h.

“Além de todos esses itens, também é importante que os condutores respeitem as normas de trânsito, além de certificar-se em ter a ida e volta para casa com bastante segurança. Tudo isso é necessário para que a vida dos condutores e da família esteja mais protegidos contra acidentes”, afirma Moura.