Cidades

Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental é lançado no Jaraguá

Serão aceitas matérias publicadas ou veiculadas entre 23 de maio de 2016 a 7 de maio de 2017

12/04/2017 21h37
Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental é lançado no Jaraguá
Reprodução - Foto: Assessoria

Foi lançado, na noite desta quarta-feira (12), em um happy hour no Rex JazzBar, no bairro de Jaraguá, em Maceió, o 13º Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. A solenidade contou com a presença de representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), da Braskem e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL).

Segundo o diretor de relações institucionais da Braskem, Milton Pradines, o Octávio Brandão é uma premiação muito aguardada. “A temática do meio ambiente é muito importante para a Braskem. A gente tem acompanhado o desenvolvimento do prêmio nos últimos anos e a tendência é de sempre crescer o número de inscritos”, afirmou Pradines à reportagem do Tribuna Hoje.

Flávio Peixoto, presidente do Sindjornal, ressalta os 13 anos da premiação e também o número cada vez maior de inscritos. “Os jornais passaram a valorizar mais o tema do meio ambiente. Inclusive, no Rio Grande do Sul, surgiu, há dois anos, uma premiação inspirada no Octávio Brandão. Nós fomos a influência”, disse o presidente do sindicato.

Um dos idealizadores do prêmio, Ricardo Vieira, da Abes-AL, estava na solenidade e afirmou que, na época da criação do Octávio Brandão, havia a necessidade de melhorar as matérias alagoanas sobre meio ambiente. “A saída foi criar um prêmio que estimulasse a produção jornalística. É uma premiação onde os trabalhos passam por análises de profissionais de grande competência. Posso dizer que o prêmio, ao longo desses 13 anos, atingiu o objetivo de informar a sociedade sobre a temática do meio ambiente com matérias de qualidade”, falou Ricardo Vieira.

Prêmio Octávio Brandão 2017

Serão aceitas matérias publicadas ou veiculadas entre 23 de maio de 2016 a 7 de maio de 2017, que registrem denúncias e/ou soluções na luta pela melhoria das condições ambientais do Estado e no desenvolvimento de tecnologias ligadas às ciências do meio ambiente em Alagoas.

As categorias permanecem as mesmas: Reportagem Especial, Jornalismo Impresso/Texto, Jornalismo Impresso/Imagem, Reportagem de TV, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo, Radiojornalismo e Estudante. Jornalistas profissionais – filiados ao Sindjornal – podem concorrer com até quatro trabalhos, enquanto estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac e Centro Universitário Tiradentes (UNIT) podem concorrer com três.

Em todas as categorias, as inscrições serão aceitas até o dia 7 de maio de 2017.