Cidades

Motoristas Uber denunciam perseguição por prestação de serviço no aeroporto

Grupo diz que agentes da SMTT de Rio Largo estão multando e apreendendo veículos que atuam no aeroporto

Por Tribuna Independente 12/04/2017 10h07
Motoristas Uber denunciam perseguição por prestação de serviço no aeroporto
Reprodução - Foto: Assessoria

A atuação do Uber continua causando polêmica. Os motoristas do aplicativo que prestam o serviço no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares dizem que estão sendo ‘perseguidos’ pelos agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Rio Largo. 

Segundo o presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de Alagoas (Amaal), Cristiano Cavalcante, os agentes estão multando e muitas vezes apreendendo os veículos dos motoristas Uber, alegando que o serviço de transporte de passageiro é irregular e proibido.

Ainda de acordo com Cristiano Cavalcante, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, concedeu um documento assinado liberando os motoristas Uber a fazer o embarque e desembarque de passageiro no aeroporto. Segundo o documento, eles só não podem fazer ponto.

“Os agentes abordam o veículo, pede para o passageiro descer, pede os documentos, verificam que não tem nada errado e nos multa pelo simples fato de sermos motoristas do Uber. Ontem [terça], dois colegas tiveram o carro apreendido e foram impedidos de fazer o transporte de passageiro”, disse Cristiano.

Na segunda-feira (10), outros dois carros Uber também foram apreendidos, de acordo com o presidente da Amaal.

O motorista Lucas Henrique foi um dos parceiros Uber que multado ontem no aeroporto. Lucas contou que se sentiu constrangido tanto por ele quanto pelo passageiro que teve que sair do veículo e pegar um táxi.

“Eles [os agentes] simplesmente chegaram e mandaram descer do veículo. Pediram a documentação, constataram que estava tudo em ordem e me multaram. Pior que nem eles mesmo sabiam fazer a notificação. Um agente ficou perguntando ao outro o que colocar na notificação. Eu questionei, pedi uma via e eles não quiseram me dá. Depois de muita discussão, fui liberado”, contou Lucas Henrique.

(Foto: Sandro Lima)

De acordo com motorista Lucas Henrique, agentes da SMTT de Rio Largo nem sabem o que colocar na notificação

Pollano Henrique, outro condutor Uber, disse que, geralmente quando os agentes abordam os carros particulares, já perguntam se são Uber e diz que eles não podem atuar porque estão fora da lei. “Muitas vezes ainda tem a hostilização por parte dos taxistas que não aceitam que as pessoas podem escolher como querem se locomover”, ressaltou.

O grupo de motoristas que estavam reunidos próximo aeroporto informou que quer apenas trabalhar e não está tomando o espaço de ninguém.

Segundo o grupo, além da ‘perseguição’ pelos agentes, os taxistas muitas vezes criam situações para atrapalhar o trabalho dos motoristas Uber. “Alguns taxistas baixam o aplicativo e fazem uma solicitação. Quando o motorista Uber chega ao local solicitado, eles estão por lá e começam a rirem”, comentou o grupo.

SMTT RIO LARGO

O superintendente Beto Cupertino informou que o órgão está ciente da apreensão dos veículos e das notificações. De acordo com o superintendente, está havendo abuso por parte de alguns motoristas Uber.

“Eles estão abordando passageiros no saguão do aeroporto e a Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] está cobrando da gente a fiscalização. Existem abuso e invasão arbitrária por parte deles. Além disso, eles vêm destratando os agentes quando são abordados. Inclusive, ontem, movemos uma ação contra um motorista que agrediu um tenente. Se estão sendo abordados é porque eles estão fazendo algo errado. Nós estamos fazendo nosso trabalho”, explicou Beto Cupertino.

Grupo realiza carreata e cobra providências contra abusos

Dezenas de motoristas do aplicativo Uber realizaram, na tarde de terça-feira (11), uma carreata pacífica até a sede da Prefeitura de Rio Largo para denunciar a apreensão de quatro veículos feita essa semana pela SMTT do município.

Os motoristas se reuniram em frente a um posto de combustível, que fica próximo ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. No local, o grupo conversou com uma Guarnição da Polícia Militar explicando que iriam fazer uma manifestação pacífica.

De lá, o grupo seguiu até a sede da Prefeitura Municipal de Rio Largo para denunciar a ação dos agentes ao prefeito da cidade que, segundo eles, já havia liberado o trabalho Uber na região.

Cristiano Cavalcante, presidente da Amaal, disse a equipe do Tribuna Independente que a ação dos agentes é arbitrária e não está de acordo com o documento que eles têm em mãos, onde o prefeito Gilberto Gonçalves libera o embarque e desembarque de passageiros no aeroporto por meio do Uber.

“Dois carros foram apreendidos hoje (terça-feira) dentro do aeroporto e, anteontem, outros dois fora. Nós tivemos uma reunião com o prefeito em fevereiro e ele liberou a presença dos motoristas de Uber no local. Só não podemos esperar passageiros lá”, informou Cristiano.

Cristiano Cavalcante informou que a ida na terça à Prefeitura de Rio Largo resultou no agendamento de uma reunião, programada para esta quarta-feira (12), a partir das 9h, com o prefeito da cidade e a SMTT para apurar os acontecimentos.