Cidades

Sem tratamento em Alagoas, pais de bebê cardiopata pedem ajuda nas redes sociais

Apesar da publicidade do governo dar a entender que crianças cardiopatas estão amparadas, Alagoas continua sem tratamento para casos mais sérios

Por Thayanne Magalhães 10/04/2017 09h20
Sem tratamento em Alagoas, pais de bebê cardiopata pedem ajuda nas redes sociais
Reprodução - Foto: Assessoria

Atualizada às 17h09

Apesar das publicidades institucionais do governo darem a entender que as crianças cardiopatas estão “a salvo” em Alagoas, familiares de bebês que nascem com problemas no coração, continuam passando por dificuldades pela falta de tratamento aqui no estado.

A família do pequeno Oliver, um recém-nascido que está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, está usando as redes sociais para pedir doações e conseguirem levar o menino para fora do estado, para ter o tratamento adequado, não encontrado em Alagoas.

De acordo com as informações passadas pela família, Oliver nasceu no último dia 4 de abril com problemas cardíacos e precisa passar urgentemente por cirurgia para poder sobreviver. O recém-nascido precisa passar por uma operação de transposição das grandes artérias.

Os pais de Oliver publicaram uma carta "assinada" pelo bebê, onde ele pede ajuda para arcar com as despesas do tratamento. O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais e os pais de bebê acreditam que devem conseguir ajuda de alguma natureza para garantir a vida do pequeno cardiopata.

Para ajudar, interessados devem entrar em contato através dos telefones: 82 98855-3722/82 99955-5536 ou do email: [email protected] // <![CDATA[ /* // <![CDATA[ /*

Leia a carta divulgada nas redes sociais:

Gente meu nome é Oliver Ferreira Santos, nasci com problema sério no coração e estou na UTI da Santa Mônica, em Maceió. Para poder viver tenho que fazer uma cirurgia no coração que infelizmente aqui em Maceió não pode ser realizada,. Peço por amor ao papai do céu que me ajude, sou apenas um bebê e só quero uma oportunidade de viver. Nasci em 04.04.2017 e de lá pra cá meu papai Christophe Oliveira e minha mamãe Gilvania da Silva Ferreira estão tentando me salvar e hoje peço a todos que me ajudem. Preciso de uma vaga em um hospital no estado de Pernambuco, São Paulo ou onde tiver chance de fazer uma operação de transposição das grandes artérias, pois meus papais não têm condições de arcar com as despesas. Quero pelo menos uma chance de eu não ser mas uma criancinha e não ter oportunidade de brincar e sorrir. Sei que vou conseguir e hoje só peço desse Estado que me transporte para um hospital que faça minha cirurgia e que outro Estado me aceite.POR FAVOR!

Sesau emite nota de esclarecimento

"NOTA DE ESCLARECIMENTO

ASSISTÊNCIA CARDIOPEDIÁTRICA EM ALAGOAS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que a cirurgia do pequeno Oliver Ferreira dos Santos, nascido no dia 4 de abril, portando há menos de uma semana, já está assegurada e deve ocorrer na próxima segunda-feira (17), por meio do Serviço Estadual de Cardiopediatria.  Esclarece que, neste momento, o paciente encontra-se na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), recebendo todos os cuidados necessários da equipe multidisciplinar e passando por um tratamento a base de antibióticos, necessário para que o bebê esteja preparado para ser submetido ao procedimento cirúrgico.

Salienta que, desde a implantação do Serviço Estadual de Cardiopediatria, em 2015, foram realizadas 137 cirurgias cardiopediátricas em Alagoas, atendendo, inclusive, crianças com plano de saúde, uma vez que o serviço não é disponibilizado por hospitais particulares. Informa, ainda, que mensalmente são realizados oito procedimentos cirúrgicos em crianças com problemas cardíacos e que, por meio da Casa do Coraçãozinho, inaugurada em dezembro do ano passado, 1.436 crianças já foram atendidas e 1.801 ecocardiogramas realizados."