Cidades

10 de abril de 2017 17:59

Cerest Maceió celebra Dia Mundial da Voz com ações na capital e no interior

Campanha tem o slogan “Seja Amigo de sua Voz” e visa sensibilizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Maceió) promove, no período de 10 a 28 deste mês, em parceria com a Uncisal, o Cerest Estadual e o Cerest de Arapiraca, a Campanha Alagoana da Voz, com diversas atividades na capital e em vários municípios do Estado.

A campanha, que é realizada anualmente para celebrar o Dia Mundial da Voz – comemorado no dia 16 de abril – tem o slogan “Seja Amigo de sua Voz” e visa sensibilizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde e conscientizar sobre os sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

De acordo com a fonoaudióloga e coordenadora técnica de Assistência à Saúde do Trabalhador do Cerest Maceió, Vanessa Porto, é sabido que a população atual está muito mais alerta às alterações da voz, fator que tem possibilitado o diagnóstico precoce de doenças. Mas, ao mesmo tempo em que vem se ampliando as medidas de promoção e prevenção, multiplicam-se as agressões que podem comprometer esse que é o nosso principal meio de comunicação e que, em muitos casos, assume grande importância nas funções profissionais.

“Situações como essa nos faz reforçar ainda mais os cuidados necessários para evitar riscos ocupacionais que afetem a qualidade de vida e a própria sobrevivência do indivíduo. Daí a importância da celebração desta data, que representa uma grande oportunidade para disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais”, afirma Vanessa.

Durante toda a campanha haverá atividades como palestras, panfletagens, orientações, oficinas, exposição, mural e triagem de casos, direcionadas à população em geral, mas em especial a públicos específicos como professores, técnicos da Saúde e da Educação, acadêmicos de áreas afins, usuários, pais e profissionais de centros de reabilitação e telefonistas, entre outros.

A programação da campanha prevê ações nos municípios de Arapiraca (dias 10, 11 e 19/04), Viçosa (dia 11/04), Palmeira dos Índios (dias 12, 17 e 20/04), Messias (dia 17/04), Matriz de Camaragibe (dia 18/04), Campo Alegre (dia 17/04), São José da Laje (dia 18/04), Ibateguara (dia 19/04), São José da Tapera (dia 25/04), Piaçabuçu (dia 26/04) e Passo de Camaragibe (dia 27/04).

Já em Maceió, o ponto alto da celebração será o ciclo de palestras “Seja Amigo de sua Voz”, que acontece dia 17, a partir das 14h, no mini auditório Emil Burihan, na Uncisal, com a apresentação dos temas “A atuação fonoaudiológica no programa da voz na educação”, pela fonoaudióloga Rayné Melo, e “Voz cantada: a voz no topo da performance”, com o fonoaudiólogo Geová Amorim. A entrada será 1kg de alimento não perecível e será entregue certificado.

A capital alagoana concentrará ações da campanha também na Secretaria Estadual de Educação (dia 10), 13ªGERE, no CEPA (dia 12), Sesc Guaxuma (dia 17), HGE (dia 17), Perícia Médica Estadual (dia 18), hall da Uncisal (dia 19), Unidade de Saúde Durval Cortez (dia 20), Polícia Militar (dia 24), Academia Fisio Fitness (dia 24), Colégio Marista (dia 26), Escola Municipal Teresa de Jesus (dia 27) e Sesc Poço (dia 28).

A data – O Dia Mundial da Voz é celebrado no dia 16 de abril. A data teve início no Brasil, no ano de 1999, mas em 2003 passou a ter expressão internacional, sendo também comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Fonte: Secom

Comentários

MAIS NO TH