Cidades

Fiscalização de transportes no entorno de escolas é intensificada pela SMTT

Nesta quinta-feira (06), um veículo particular foi apreendido no Jaraguá após o monitoramento efetuado por fiscais

Por Ascom / SMTT 06/04/2017 15h56
Fiscalização de transportes no entorno de escolas é intensificada pela SMTT
Reprodução - Foto: Assessoria

Desde o início do ano letivo das escolas em Maceió, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) tem realizado operações de fiscalização de transporte em frente aos estabelecimentos de ensino.

Nesta quinta-feira (06), um veículo particular foi apreendido no Jaraguá após o monitoramento efetuado por fiscais do órgão nas escolas da região, quando os menores não estavam presentes.

“Após a identificação e confirmação de que um carro particular, não cadastrado para realizar o transporte escolar, está executando essa atividade de forma irregular, as abordagens ocorrem e o veículo é recolhido ao pátio da SMTT pela realização do transporte irregular de passageiros”, explica a assessora de Fiscalização de Regulares da SMTT, Vanessa Sampaio.

O procedimento só é feito após as crianças terem sido deixadas na escola para evitar constrangimentos a elas. Segundo a SMTT, além da utilização de veículos de categoria particular, os transportadores irregulares usam carros cadastrados para o transporte turístico ou de empresas.

“O combate visa dar mais segurança aos alunos pondo fim ao transporte irregular que não preenche todos os requisitos previstos para os transportes regulares cadastrados junto à SMTT”, explica Sampaio.

Além de contar com itens de segurança exigidos para quem realiza o transporte escolar, os veículos devidamente regularizados passam por duas vistorias anuais feitas pela SMTT.

“O transporte escolar regularizado está preparado e interessado no bem-estar da criança. Pega e deixa a criança na porta da escola, não precisa parar do outro lado da rua ou em outra quadra para evitar ser identificado como irregular, evitando que as crianças percorram longas distâncias colocando-as em risco”, lembra a assessora.