Cidades

HGE e UE do Agreste atendem mais de mil pessoas no fim de semana

Unidades fazem atendimento de urgência e emergência na capital e interior

03/04/2017 18h35
HGE e UE do Agreste atendem mais de mil pessoas no fim de semana
Reprodução - Foto: Assessoria

Os dois hospitais públicos de urgência e emergência de Alagoas atenderam 1.093 usuários durante o último fim de semana (1 e 2 de abril). De acordo com o Setor de Estatística da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram 674 atendimentos no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e 419 na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca.

Do total de atendimentos registrados no HGE entre o sábado (1º) e domingo (2), 453 foram casos clínicos e 141 acidentes casuais. Também foram atendidas 12 vítimas de acidentes de trabalho, 20 de agressão e três de queimaduras. Nos dois dias foram realizadas 28 cirurgias.

Já na UE do Agreste, foram atendidas 99 vítimas de colisões e quedas de motos. O hospital também registrou nove casos de vítimas de queda da própria altura e cinco pessoas receberam atendimento por conta de agressão com arma branca. Ainda durante o fim de semana, foram atendidas duas pessoas vítimas de agressão por arma de fogo. Dos 419 pacientes que deram entrada na unidade hospitalar entre o sábado (1º) até a noite do domingo (2), 391 receberam alta médica, dois pacientes não resistiram e evoluíram para óbito e 26 continuam internados em observação médica.

Samu

A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 3.018 ligações no final de semana. No domingo 64,64% das ligações foram trotes e, no sábado, 62,93% das ligações foram indevidas.

No período, o Samu realizou 134 orientações médicas e 50 atendimentos clínicos. As orientações médicas ocorrem quando, de acordo com protocolo clínico, não há necessidade de uma ambulância se deslocar até o paciente e o médico plantonista esclarece dúvidas sobre queimaduras, quedas da própria altura, febre alta, desidratação, mordida ou picada de animal.

O número de atendimentos com vítimas de acidente de trânsito foi de 28 ocorrências. A equipe do Samu também realizou 31 transferências hospitalares e atendeu seis vítimas de agressões por arma de fogo e branca.