Cidades

Centenas de cruzes na orla da Pajuçara lembram vítimas de acidentes de trabalho

Ação tem como intuito informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção

Por Redação 03/04/2017 08h08
Centenas de cruzes na orla da Pajuçara lembram vítimas de acidentes de trabalho
Reprodução - Foto: Assessoria

Centenas de cruzes fincadas nas areias da Pajuçara na manhã desta segunda-feira (3) lembram as vítimas de acidentes de trabalho e marcam o lançamento da campanha “Abril Verde”, em Alagoas.

A ação tem como intuito informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e da redução do número de casos.

Em Arapiraca o ato acontece na próxima sexta-feira (7), no auditório do Sesi, onde acontecerão palestras para esclarecer sobre os riscos que os trabalhadores correm caso não previnam os acidentes dentro do ambiente de trabalho.

No dia 28 de abril, data escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, será realizado um ciclo de palestras no auditório da Casa da Indústria.

O Movimento Abril Verde é resultado de uma parceria entre o Serviço Social dá Industria (Sesi), Serviço Nacional de.Aprendizagem Industrial (Senai), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e o Grupo Prevencionistas.

DADOS

O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, 550 mil deles com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) registrada. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2013 cerca de 271 mil trabalhadores ficaram mais de 15 dias afastados do trabalho em virtude de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Há ainda o registro de 14.800 casos de invalidez permanente e 2.800 mortes, todos relacionados a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.