Cidades
Prefeitura de Maceió intensifica fiscalização ambiental no litoral norte
Fiscais constataram desmatamento da mata ciliar
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), iniciou nesta sexta-feira (31) a primeira fase da operação de fiscalização às manchas escuras recorrentes no litoral norte. Uma força-tarefa foi montada para fazer o levantamento da área, com o auxílio de drone.
“Nessa primeira etapa, viemos com o drone para realizar o levantamento aéreo da região, para que possamos averiguar onde está o principal foco de lançamento de dejetos para os rios. Além disso, constatamos que quanto maior a proximidade da foz, mais há residências e a rede coletora de esgoto é inexistente, o que causa o lançamento clandestino de efluentes”, explica José Soares, fiscal da Sedet.
Equipamento auxilia fiscais durante operação
Com a construção de moradias irregulares na área, fiscais constataram também o desmatamento da mata ciliar, tipo de vegetação que cobre as margens de rios, represas e lagos, filtram a poluição e evitam desabamentos e o depósito de sedimentos nas bacias hidrográficas.
A segunda vistoria deve ocorrer nos próximos dias. As ações terão como foco toda a capital, principalmente a região do litoral norte, uma vez que as manchas escuras passaram a ser recorrentes na área neste último mês. No final da operação, um relatório será finalizado e entregue ao Ministério Público do Estado (MPE) e ao Ministério Público Federal (MPF).
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5'Ressurrection'
Nova série de Dexter, com Michael C. Hall, estreia em junho de 2025