Cidades

Com presença de ministro, Estado entrega comenda Guardião das Águas

Governador participa da condecoração às 9 horas, no Palácio República dos Palmares

Por Agência Alagoas 30/03/2017 15h43
Com presença de ministro, Estado entrega comenda Guardião das Águas
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho participa nesta sexta-feira (31) da homenagem a doze personalidades que contribuem diretamente para a preservação dos recursos hídricos em Alagoas.  Elas receberão a Comenda Guardião das Águas, a mais alta condecoração concedida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O evento ocorre às 9 horas, no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. 

Os nomes dos homenageados já foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição de 14 de março de 2017. Todos cumpriram os requisitos em contribuir com ações preponderantes para a preservação de um bem importante para o desenvolvimento social e econômico das famílias alagoanas.

Conforme a publicação, após o processo de seleção dos homenageados, recebem a Comenda Guardião das Águas Helder Zahluth Barbalho, ministro da Integração Nacional; Lavínia Silveira de Mendonça Fragoso, promotora de Justiça; Raquel Teixeira Maciel Rodrigues, procuradora da República; Maria Aparecida de Oliveira Berto Machado, secretária de Estado da Infraestrutura; Moisés Pereira de Melo, coordenador Estadual da Defesa Civil; Maurício José Pedrosa Malta, engenheiro civil; Ronaldo Cerqueira Cavalcante, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas (CELMM); Valmir de Albuquerque Pedrosa, professor universitário; Wilton José Silva da Rocha, geólogo; Wilde Clécio Falcão de Alencar, presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal); Edilson Ramos de Lima, assistente social; e Antônio Gomes dos Santos, pescador.

A entrega da honraria é parte integrante das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado no Estado de Alagoas com uma vasta programação com palestras, exposições e debates. A solenidade em que os homenageados serão agraciados acontece em 31 de março, no Palácio República dos Palmares, sede do Governo de Alagoas.

Criação

A Comenda Guardião das Águas foi criada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador Renan Filho em 2015.

A honraria é destinada a pessoas físicas que contribuem efetivamente com ações responsáveis pelo uso da água, além da conservação dos recursos naturais em Alagoas, após a avaliação de um conselho integrado presidido pelo titular da Semarh, Alexandre Ayres, com a participação do Gabinete Civil e Superintendência de Meio Ambiente.

“A Comenda Guardião das Águas tem um papel preponderante de continuar estimulando as pessoas em preservar a água e utilizá-la de forma responsável. O Governo de Alagoas preza e atua para evitar desperdícios. E estas pessoas, agraciadas com a Comenda Guardião das Águas, incentivam a preservação, educam e investem para que os recursos hídricos do Estado continuem sendo fonte de desenvolvimento da população”, destaca Ayres.