Cidades

29 de março de 2017 13:54

Vigilância Sanitária de Maceió intensifica fiscalização para a Semana Santa

Ação tem como foco avaliar condições higiênico-sanitárias de estabelecimentos e profissionais

Com a proximidade da Semana Santa, período que aumenta o consumo de pescados e crustáceos, a Inspetoria de Alimentos da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) intensifica a fiscalização em balanças, mercados públicos, restaurantes, supermercados e feiras livres a partir da próxima segunda-feira (03). A ação tem como foco avaliar as condições higiênico-sanitárias desses estabelecimentos e dos profissionais que estiverem manuseando esses produtos.

De acordo com o coordenador da Visa, Ednaldo Balbino, a ação tem início na próxima segunda e se estende até a Sexta-feira santa. “Nesse período, 15 fiscais da Visa estarão atuando nas inspeções durante os três turnos. Durante o dia, o foco serão as feiras livres, mercados públicos e balanças, já durante a noite o trabalho se concentrará mais em supermercados e restaurantes”, explicou.

O trabalho da Visa busca garantir que as regras de boa prática de manipulação de alimentos sejam seguidas, orientando os locais que não estiverem adequados às normas. Isso inclui higiene do estabelecimento e dos manipuladores, a qualidade dos pescados e o acondicionamento adequado, eliminando assim possíveis riscos à saúde do consumidor.

Antes da compra desses produtos, os consumidores precisam estar atentos a detalhes, como a coloração, odor e textura de peixes e crustáceos. O pescado deve estar totalmente congelado ou fresco, acondicionado em gelo. Nos peixes, é preciso prestar atenção se as escamas estão brilhantes e bem aderentes à pele. No camarão, o aspecto geral precisa ser brilhante e carapaça bem aderente ao corpo. Já para os mariscos, os consumidores precisam atentar para a coloração e evitar adquirir aqueles com corante amarelo.

“Será feito um trabalho educativo com os manipuladores de alimentos sobre a forma correta de tratar esses produtos. Durante a inspeção, se algum local apresentar irregularidade será lavrado um auto de infração e autuação com a aplicação de multa. Para estimular a parceria com o consumidor, a Visa de Maceió disponibiliza o telefone 3315-5241 para recebimento de denúncias e esclarecimento de dúvidas”, finalizou Ednaldo Balbino.

Fonte: Ascom / SMS

Comentários

MAIS NO TH