Cidades

Prêmio Selma Bandeira homenageia mulheres alagoanas de destaque em diversos segmentos

Evento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA)

29/03/2017 02h18
Prêmio Selma Bandeira homenageia mulheres alagoanas de destaque em diversos segmentos
Reprodução - Foto: Assessoria

Um grande evento para a sociedade alagoana aconteceu na noite desta terça-feira (28) no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), no bairro do Farol, em Maceió. O Prêmio Selma Bandeira já é tradicional no Estado e homenageia mulheres que fazem a diferença em diversas áreas. A sétima edição do prêmio não foi diferente e contou com mulheres alagoanas que se destacam não só no Estado, mas também a nível nacional.

O diretor geral do evento e produtor cultural, Marcus Assunção, afirmou à reportagem do Tribuna Hoje que foram indicadas quase 120 mulheres que atuam em diversos segmentos. “Após todo um trabalho de pesquisa, ficam apenas 18 personalidades na lista”, disse o produtor cultural.

Entre as homenageadas da noite, estavam a primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, a agricultora Jandira Ribeiro e a vereadora e radialista Ana Montanher.

Ana Montanher é vereadora da cidade de Ribeirão Corrente, em São Paulo, e falou da satisfação de receber o prêmio. “Para mim, é uma sensação única voltar à terra natal e receber este reconhecimento. Sinto muitas saudades daqui. Conheço muitas cidades do interior alagoano e às vezes me pergunto ‘para onde vão os recursos?’. Porque você chega e vê escolas abandonadas e sucateadas, por exemplo, e não dá para entender o porquê disso”, disse a homenageada, que também é radialista na Rádio Ouro Verde, em SP.

A procuradora Marialba Braga foi homenageada em outras edições do evento e estava presente na premiação desta terça-feira, chegando, inclusive, a compor a mesa de honra. “Para nós, mulheres alagoanas, que conhecemos a história de Selma Bandeira, estar aqui é um motivo de orgulho. Toda mulher alagoana deve ter orgulho de Selma”, afirmou a procuradora.

Antes da premiação começar, foi composta a mesa de honra do evento e os hinos do Brasil e de Alagoas foram executados para o auditório completamente lotado da FIEA. A psicóloga e secretária da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Cláudia Simões, compôs também a mesa de honra e falou, entre outros assuntos, da violência contra a mulher e dos 200 anos de Alagoas. “Se falamos de 200 anos, falamos de lutas e desafios. Tem vitórias, mas as lutas continuam”, disse a secretária.

A vereadora Fátima Santiago (PP) também compôs a mesa e disse que Selma Bandeira foi uma mulher além do seu tempo, pois atuou em diversas áreas. “A mulher tem a sensibilidade de dividir o pão. E, se formos atentar para o que está acontecendo no Brasil atualmente, há pouquíssimas mulheres envolvidas com esses casos”, afirmou a vereadora.

Confira, abaixo, a lista de mulheres homenageadas no 7º Prêmio Selma Bandeira:

Ana Montanher – Vereadora de Ribeirão Corrente – SP

Francine Lessa – Advogada

Hortência Figueroa – Enfermeira do Samu

Janaína Diniz Guedes – Psicóloga

Jandira Ribeiro Farias – Agricultora

Maria Antonieta Guimarães – Empresária

Maria José Calheiros de Araújo – Professora

Maria Lúcia de Souza Rios – Médica

Magna de Oliveira Kraus – Escritora

Magda Fernanda Andrade – Presidente da OAB de União dos Palmares

Maria Neide Martins – Ialorixá

Noemi Loureiro Lima – Professora

Orleanes Lira – Administradora

Renata Calheiros – Primeira-Dama de Alagoas

Rosa Albuquerque – Presidente do Tribunal de Contas de Alagoas

Rita Tenório – Prefeita de Chã Preta

Capitã Viviane Suzuki – Corpo de Bombeiros/AL

Sandra Janine – Juíza de Direito

 

Fotos: Rívison Batista - Tribuna Hoje