Cidades

Oficina sobre "Boas Práticas de Enfermagem na Atenção Básica" é ministrada em Maceió

O evento teve início às 9h e se encerra às 17h. A entrada é gratuita e com certificado.

23/03/2017 12h58
Oficina sobre 'Boas Práticas de Enfermagem na Atenção Básica' é ministrada em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABen), Rosa Godoy, está em Maceió para ministrar uma oficina sobre "As Boas Práticas de Enfermagem na Atenção Básica". O evento acontece na Faculdade Seune, no bairro do Farol, e tem como principal objetivo identificar boas práticas na área da Atenção Básica em Saúde, como forma de potencializar a capacidade cuidadora e resolutiva da enfermagem.

A oficina faz parte de um projeto da ABen com a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde (MS), em que se propõe reunir pessoas ligadas a área de várias regiões e determinado local, para conhecer e saber o que elas pensam sobre a boa prática, e bons exemplos para que efetivamente no futuro possam ser disseminadas em outros lugares.

No momento, segundo Rosa Godoy, a oficina acontece nas cinco regiões, e uma segunda etapa está prevista para acontecer, no sentido de discutir quais foram as boas práticas reconhecidas.  Ela também se encontra na capital para organizar o 69º Congresso Nacional de Enfermagem, que acontece de 5 a 8 de setembro, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, com o tema “O Trabalho de Enfermagem na Construção de Uma Sociedade Democrática”.   A expectativa é de que quatro mil pessoas compareçam ao evento.

Rosimeire Machado, presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal), agradeceu ao convite e enfatizou a importância de oficinas como esta para disseminar o trabalho de enfermagem na Atenção Básica.  “Trabalhos desenvolvidos neste sentido só fazem a nossa categoria crescer, parabéns para a ABen pela iniciativa”, destacou.

A vice-presidente da ABen, secção Alagoas, Danielly Cardoso, ressaltou que a oficina tem como público-alvo profissionais da enfermagem, coordenadores e gestores da Atenção Básica, além de estudantes, pós-graduandos e docentes. Ela estima que a oficina venha fortalecer a atenção primária em saúde, para que possa evidenciar que essas boas práticas na enfermagem contribuia para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto à mudança dos indicadores de saúde da população e ampliação da qualidade de vida dos usuários.  

A coordenadora Municipal de Atenção Básica de Maceió, Ednalva Araújo Silva, se disse satisfeita com a iniciativa da ABEn, e louvou a ação na capital. Para ela o evento veio num momento importante porque a gestão se esforça para organizar o processo de trabalho dentro da Atenção Básica na área de enfermagem, bem como nos demais setores.

“Boas práticas de enfermagem é o que norteia todo o nosso processo de trabalho, principalmente na questão da prevenção. Então é um momento impar porque vem embasar os profissionais de enfermagem no contexto de melhorar a assistência e qualidade aos nossos usuários”, frisou.

Ednalva observou que a profissão de enfermagem contribui bastante para o SUS, “os controles da tuberculose, hanseníase, cobertura vacinal, erradicação de várias doenças, como a poliomielite, foi graças ao empenho da enfermagem que sempre esteve na linha de frente. Por esta razão, a enfermagem é reconhecida mundialmente como aquela profissão que contribuiu e contribui para a saúde pública do país”, mencionou.

Para finalizar, a coordenadora Municipal de Atenção Básica de Maceió comentou que a gestão atual defende e tem como prioridade a Atenção Básica. "Neste sentido deve-se aproveitar o momento da oficina para se capacitar e oferecer o melhor que se tem, porque com o conhecimento se muda uma realidade. A porta de entrada é a Atenção Básica, e a enfermagem é imprescindível neste processo, e é preciso aprimorar e resgatar estímulos porque o único prejudicado é o usuário e nós temos o compromisso desde a formação até a prática do cuidado ao próximo”.     

CURRÍCULO      

Rosa Godoy é professora titular da USP – Universidade de São Paulo, com vasta experiência em investigação na área da Enfermagem em Saúde Coletiva.

Também esteve presente na oficina, a enfermeira Dulce Barbosa, docente no Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp e diretora do Centro de Publicações e Comunicação Social. 

O evento teve início às 9h e se encerra às 17h.  A entrada é gratuita e com certificado.