Cidades

Ricardo Ramos Filho e Ney Sant"Anna abrem Semana Graciliano Ramos em Palmeira

Nesta terça à noite, programação segue em Maceió em evento no Teatro Deodoro

Por Agência Alagoas 21/03/2017 12h10
Ricardo Ramos Filho e Ney Sant'Anna abrem Semana Graciliano Ramos em Palmeira
Reprodução - Foto: Assessoria

Em comemoração aos 200 anos de emancipação política de Alagoas, o Governo de Alagoas promoveu na noite de segunda-feira (20), em Palmeira dos Índios, as palestras “Graciliano e a Literatura”, proferida por Ricardo de Medeiros Ramos Filho, que é neto do escritor, e “Graciliano e o Cinema”, que teve como palestrante foi Ney Sant'Anna Pereira dos Santos. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

No final da noite, foi exibido o curta “Um Ladrão” adaptação do Livro Insônia, dirigido por Nelson Pereira dos Santos.

As atividades fazem parte da Semana Graciliano Ramos, que acontece até o dia 24 de março, nos municípios de Palmeira dos Índios, Viçosa, Quebrangulo e Maceió. As ações fazem alusão à vida e obra do escritor alagoano.

De acordo com o secretário de Comunicação, Enio Lins, as cidades que foram escolhidas como palco do evento, fizeram parte da vida de Graciliano Ramos.

“Mestre Graça passou grande parte de sua vida em Palmeira dos Índios, chegou a ser prefeito da cidade e escreveu alguns clássicos da literatura inspirados no município. Por isso, resolvemos abrir a programação nesta cidade“, afirmou Lins.

Na noite desta terça-feira (21), a programação será realizada em duas cidades: Maceió e Palmeira dos Índios.

Na capital alagoana, as atividades seguem, às 19h, com a palestra: Graciliano e a Literatura, que será proferida por Ricardo de Medeiros Ramos Filho, e às 20h com a palestra: Graciliano e o Cinema - cujo palestrante será Ney Sant'Anna Pereira dos Santos. Já às 20h30, ocorrerá a avant-première do curta “Um Ladrão”, adaptação do Livro Insônia dirigida por Nelson Pereira dos Santos.

Já em Palmeira, ocorrerá a peça Graciliano um Brasileiro Alagoano – Memórias de Heloísa, com direção de Antônio de Campos, e com artistas alagoanos consagrados no teatro fazendo parte do elenco como Paulo Poeta, Arilene de Castro e Chico de Assis.

PROGRAMAÇÃO

21 DE MARÇO – PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Auditório do IFAL de Palmeira dos Índios

19h – Peça Graciliano um Brasileiro Alagoano – Memórias de Heloísa

Elenco da Peça: Paulo Poeta; Arilene de Castro e Chico de Assis.

Direção Marco: Antônio de Campos

Cenografia: Alberto Leão Maia (in memorian)

 

22, 23 E 24 DE MARÇO – PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Exibição dos Filmes:

19h Memórias do Cárcere

19h Vidas Secas

19h São Bernardo

Local: Praça da Independência

 

21 DE MARÇO - MACEIÓ

Teatro Deodoro

19h – Palestra: Graciliano e a Literatura - Palestrante Ricardo de Medeiros Ramos Filho

20h – Palestra: Graciliano e o Cinema - Palestrante Ney Sant'Anna Pereira dos Santos 20h30 – Première do Curta “Um Ladrão” adaptação do Livro Insônia – Direção Nelson Pereira dos Santos.