Cidades

Escolas Sesi e Senai classificam-se para torneios internacionais

Duas delas classificaram-se para competições mundiais

Por Assessoria 20/03/2017 12h46
Escolas Sesi e Senai classificam-se para torneios internacionais
Reprodução - Foto: Assessoria

As três equipes das escolas Sesi e Senai de Alagoas foram premiadas durante o Torneio Nacional de Robótica First Lego League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) de sexta (17) a domingo (19) últimos, no Sesi Taguatinga, no Distrito Federal. Duas delas classificaram-se para competições mundiais. 

O destaque ficou com a Tecmade, da Unidade Integrada Sesi/Senai Professor Wilton Gama, de Marechal Deodoro, que ficou em terceiro lugar geral na disputa entre 74 equipes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Com o resultado, os alagoanos estão credenciados para o Campeonato Aberto Europeu, que ocorre de 25 a 28 de maio, em Aarhus, na Dinamarca.As outras duas equipes de Alagoas também ganharam troféus no torneio, em diferentes categorias.

A Atabótica, da Escola Sesi/Senai de Atalaia, pelo primeiro lugar em “Inspiração”, credenciando-se para o Campeonato Aberto Internacional, que ocorre de 21 a 25 de junho próximo, em Bath, no Reino Unido. E a Robocamb, da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona),  pelo segundo lugar no “Trabalho em Equipe”.“Estamos todos muito felizes, pois é uma certificação daquilo que já sabemos que acontece aqui, trabalhando fortemente a robótica educacional em sala de aula. Ver esses meninos representando Alagoas em uma etapa nacional e tão bem sucedidos é muito gratificante”, ressaltou a gerente executiva de Educação do Sesi/AL, Cristina Suruagy. 

A conquista, conforme o professor Eduardo Cerqueira, que coordenou a garotada, é fruto de muito suor e estudo.  “Os alunos e professores não se cansam de estudar no dia a dia, sempre buscando o aperfeiçoamento. Por isso, temos conquistado excelentes resultados”, afirmou.Competição – Durante três dias, alunos de 9 a 16 anos estiveram envolvidos em uma disputa emocionante com robôs de Lego. Os robozinhos, projetados e programados pelos próprios estudantes, cumpriram diversas missões na mesa de competição, baseadas no tema da temporada: Animal Allies (Animais Aliados), como por exemplo, salvar animais de áreas de risco. As equipes também apresentaram projetos de pesquisa relacionados ao tema: Soluções inovadoras para melhorar a relação entre homens e animais. E claro, também tiveram de mostrar que sabem trabalhar em equipe.