Cidades
Encontro difunde diversas formas de expressões da capoeira
Paripueira reúne cerca de 800 capoeiristas de várias idades e regiões do País; eles mostram as formas regionais da arte
Capoeiristas de todo país se reúnem para mostrar as diversas formas de expressão cultural que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Apesar de ser única, a capoeira possui três estilos que se diferenciam por seus movimentos e pelo ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo foi criado na época da escravidão e é conhecido como capoeira angola que tem como principais características o ritmo musical lento e golpes jogados mais baixos (próximo ao chão).
A capoeira regional já faz uma mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, usando o som do berimbau e os golpes são mais rápidos e secos e sem uso de acrobacias. Já a capoeira contemporânea une um pouco das duas e é o mais praticado atualmente em todo o país. E é com esse objetivo de mostrar arte brasileira com “ginga e estilos” praticado em outras regiões, além de trocar informações, que cerca de 800 capoeiristas de todas as idades estão participando de um encontro nacional na cidade de Paripueira, Litoral Norte de Alagoas.
O evento começou na última quinta-feira (16) e segue até este sábado (18). O evento conhecido como “Paripueiraça” é promovido pelo Grupo Raça de Paripueira.
Oficinas de capoeira, apresentações, aulões, palestras, rodas, batizado e troca de cordéis estão dentro da programação. Um dos organizadores do encontro e professor de capoeira, mestre Ventania, explicou que o evento é importante porque faz essa “ponte” com os grupos de outros Estados e também incentiva as crianças, adolescentes e adultos a praticar o esporte.
“É um momento de divulgar a arte da capoeira, para que as pessoas tenham interesse por ela. Já para o capoeirista, é a análise do desempenho anual”, explicou o Mestre Ventania Além do Mestre Ventania, participam do encontro mestres de capoeira de todo o Brasil, como o Mestre Pantera de Vitória da Conquista, Mestre Folha da Bahia, e outros.
O criador do Grupo Capoeira Raça, Dr. Luis Rocha, conhecido como Mestre Medicina, de Muritiba-BA, é considerado uma referência mundial da Capoeira. Para ele, o evento é um intercâmbio de informação entre os criadores de grupos, professores e alunos.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano