Cidades

Prêmio SST de Jornalismo é lançado e luta dos trabalhadores é destacada

Reforma da Previdência foi debatida pelos idealizadores do prêmio

Por Thayanne Magalhães 15/03/2017 11h42
Prêmio SST de Jornalismo é lançado e luta dos trabalhadores é destacada
Reprodução - Foto: Assessoria

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (15) o Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho (SST). O lançamento abre o ciclo 2017 de premiações da Braskem e Sindjornal para o jornalismo alagoano.

O diretor de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, destacou que as questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho são muito importantes e devem ser divulgadas pela imprensa. “Por isso a importância de premiar os profissionais que publicam trabalhos relacionados ao assunto. É muito importante para o trabalhador alagoano”.

O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Rodrigo Alencar, destacou que o momento atual do país é de preocupação com o direito do trabalhador.

“É um momento de bombardeio contra os direitos trabalhistas. Para quem nunca trabalhou, é fácil defender a reforma da Previdência e trabalhista. Para quem é marajá e não precisa da Justiça do Trabalho. Foi dito no Congresso que a Justiça do Trabalho atrapalha a reforma, mas eles deveriam estar discutindo a saúde e a segurança do trabalhador e não a terceirização das empresas. Nós sabemos que com a terceirização o trabalhador trabalha mais, ganha menos e sofre mais acidentes. Terceirização precariza”, destacou.

O superintendente do Trabalho, Israel Lessa, disse que em Alagoas ainda é alto o número de acidentes de trabalho registrados. “Muitos trabalhadores ainda adoecem ou sofrem acidentes aqui no estado. Agora é hora de luta, de manifestação popular pelos direitos dos trabalhadores, que já passam por tantas dificuldades”.

O auditor do Trabalho, Elton Machado, também destacou a necessidade de resistência contra a reforma da Previdência. “O país está muito apático diante do que está acontecendo. Precisamos lutar”, afirmou.

O presidente do Sindjornal, Flávio Peixoto, também entrou no assunto e definiu a proposta de reforma da Previdênica como um ataque aos direitos dos trabalhadores. “Esse governo golpista quer vender o país. Se o povo não for para a rua, é isso que vai acontecer. Hoje, 15 de março, é dia de luta e o jornalista precisa abraçar essa pauta. O direito do trabalhador está sendo brutalmente atacado”.

Esta é a 4ª edição do prêmio.

Todas as matérias inscritas devem ter sido publicadas ou veiculadas entre 01 de abril de 2016 e 09 de abril de 2017. As inscrições podem ser realiza das impreterivelmente até 9 de abril de 2017, através do site premiobraskemdesst.sindjornal.org.br. Não serão aceitos trabalhos enviados após esta data.

As nove categorias são: Reportagem Especial, Jornalismo Impresso/Texto, Jornalismo Impresso/Imagem, Reportagem de TV, Reportagem Cinematográfica, Webjornalismo, Radiojornalismo, Estudante e a categoria especial Assessoria de Imprensa. No total, o Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho vai distribuir R$ 65 mil reais  e troféus para os vencedores de suas categorias.

Tanto o jornalista quanto o assessor de imprensa precisam ser filiados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) e estar em dia com suas obrigações sindicais. Já os estudantes precisam estar devidamente matriculados no curso de Jornalismo e frequentando as aulas em uma das instituições de ensino superior no estado. Todos os concorrentes precisam residir em Alagoas.

Com a manutenção da categoria Reportagem Especial – a qual inclui séries –, os trabalhos nas categorias Reportagem de TV e Radiojornalismo não podem ultrapassar cinco minutos, incluindo a apresentação, ou três páginas, para as categorias Jornalismo Impresso/Texto e Webjornalismo. O jornalista profissional pode inscrever até quatro matérias. Estudantes também podem inscrever até três trabalhos, desde que tenham sido publicados em veículo laboratório ou da instituição de ensino superior. 

Para a categoria Assessoria de Imprensa, serão considerados até três “cases” por profissional,  que devem dar visibilidade a trabalhos desenvolvidos na área de SST. Aqui, serão premiados separadamente o jornalista assessor, o profissional de SST e a empresa.