Cidades

Juizado da Mulher promove palestra sobre violência para funcionários de choparia

Psicóloga Anelise Lobão e a assistente social Charlene Souza, ambas da equipe multidisciplinar do Juizado, discursaram sobre o assunto

Por Assessoria 15/03/2017 18h39
Juizado da Mulher promove palestra sobre violência para funcionários de choparia
Reprodução - Foto: Assessoria

Com o propósito de expandir o conhecimento de casos de violência contra a mulher, assim como preveni-los, a equipe multidisciplinar do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Maceió ministrou palestra com o tema “Violência contra a mulher: entender para reconstruir”, dirigida aos funcionários do bar e casa de shows Maikai, na tarde desta quarta-feira (15).

As responsáveis por falar sobre o assunto foram a psicóloga Anelise Lobão e a assistente social Charlene Souza, ambas da equipe multidisciplinar do Juizado.

“A Lei Maria da Penha prevê, além do eixo punitivo e assistencial, atuações no eixo de prevenção. A ação na tarde de hoje faz parte das medidas integradas de prevenção, no sentido de constituir espaço de discussão e reflexão acerca da temática. Consideramos imprescindível para o trabalho de prevenção esse tipo de ação, uma vez que possibilita a conscientização sobre a violência contra a mulher e os instrumentos de proteção aos seus diretos”, disse a psicóloga Anelise.

Felipe Carvalho, gerente operacional e comercial do estabelecimento, explicou que o objetivo não é só homenagear as mulheres na data comemorativa, mas também informar todos os funcionários sobre os direitos delas.

“Cada semana estamos realizando uma ação diferente e escolhemos esse tema pra esclarecer os funcionários sobre os direitos das mulheres. Inclusive, os homens também participaram da palestra para se informarem e replicarem o que aprenderam”.

A responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa, Paulyne Guimarães, explicou que soube do trabalho realizado pela equipe multidisciplinar e sugeriu uma parceria com o Juizado. “Quando fizemos o convite aos servidores para palestrar para nossos funcionários fomos prontamente atendidos”.

Outras ações

Como parte das atividades na Semana da Mulher, na última quinta-feira (9), a equipe esteve na Rádio Comunitária do Vergel do Lago. Na oportunidade foram esclarecidas informações acerca dos tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, bem como dos procedimentos em caso de interesse de denúncia.

Além disso, a equipe também iniciou, na sexta-feira (10), uma exposição de materiais informativos e educativos sobre a temática da violência, na sala de espera de quem aguarda a realização de audiências, na sede do Juizado. Essa ação será realizada nas demais sextas-feiras do mês de março.