Cidades

Familiares e amigos dão o último adeus ao jornalista e cronista Aldo Ivo

Sindicalista foi lembrado por seus 65 anos dedicados com amor, dedicação e alegria à profissão

07/03/2017 12h41
Familiares e amigos dão o último adeus ao jornalista e cronista Aldo Ivo
Reprodução - Foto: Assessoria

O clima foi de comoção no velório e sepultamento do jornalista e cronista esportivo José Aldo Ivo, que faleceu na manhã da última segunda-feira (6), aos 84 anos, em decorrência de problemas cardíacos.

O profissional que passou por diversas áreas do jornalismo e deixou o seu legado foi lembrado com carinho e alegria, sobretudo pelos filhos pelo entusiasmo e dedicação ao fazer o que gostava. “Ele foi o meu maior incentivador e deixou um grande tesouro para todos nós”, refletiu Beatriz Ivo, uma das filhas de José Aldo Ivo, que mora em Recife e é jornalista.

Kleber Ivo, professor universitário, também filho do jornalista, estava muito emocionado e lembrou entre lágrimas da lenda viva em que seu pai se tornou para a sociedade alagoana. “O legado dele com certeza será honrado por todos. Obrigado a sociedade alagoana pelas homenagens prestadas”, frisou.

Aldo Ivo deixou sua marca na história da Universidade Federal de Alagoas ao lutar pela implantação do curso de Jornalismo na década de 80, quando era presidente do sindicato. Dedicou 65 anos de sua vida ao exercício da profissão. Torcedor do Botafogo Futebol e Regatas, a crônica esportiva foi seu primeiro berço no jornalismo e já aos 17 anos fazia coberturas de jogos de futebol. Só depois ele se dedicou a outras editorias.

O presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA), Jorge Lins, da qual, Aldo Ivo também atuou também como líder da categoria, enfatizou a contribuição dele no jornalismo de Alagoas e frisou que as gerações não o esquecerão. “Ele foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), contribuiu para a regularização do curso de comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e contribuiu de forma imensurável na ACDA. É uma perda irreparável para o jornalismo alagoano”, mencionou.

Antes do sepultamento houve uma missa de celebração de corpo presente, onde foi ressaltado pelo padre Manoel Alves Barbosa a devoção de José Aldo Ivo por Nossa Senhora de Fátima. “Aldo Ivo era um home de fé e nos propõe a esperança de que ele está nas mãos de Deus”.

HOMENAGENS

Coroas de flores deram um tom colorido ao velório remetendo a alegria deixada pelo jornalista cronista. Nas frases, o destaque se voltou para a gratidão e admiração de amigos e familiares que conviveram com Aldo Ivo.

Para Flávio Peixoto, presidente do Sindjornal, o que mais chamava sua atenção no jornalista era a sua garra e abertura de sempre ao diálogo. “Ele foi um dos grandes incentivadores para a criação do curso de jornalismo na Ufal, foi um ativista, vai deixar saudades”, comentou.

Valdice Gomes, vice-presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) lamentou a perda e revelou que Aldo Ivo também teve a sua parcela de contribuição para a construção da Fenaj. “Comuniquei o falecimento do Aldo Ivo entre o grupo de jornalistas do Brasil que se reúnem por meio de videoconferência e anunciei o falecimento dele, o pessoal foi muito solidário com a triste perda. Ele dedicou sua vida ao sindicalismo sempre empenhado nas ações coletivas”, destacou.   

           

José Aldo Ivo atualmente era vice-presidente da Seccional Alagoas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/AL).

O velório e sepultamento aconteceram na manhã desta terça-feira, no cemitério Campo Santo Parque das Flores, localizado na Av. Durval de Góes Monteiro, em Maceió.

CURRÍCULO

No extenso currículo destacam as passagens como diretor geral e diretor de divulgação do Diário Oficial de Alagoas, redator do jornal O repórter, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), presidente da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas (ACDA) – entidade representante da Imprensa Esportiva no Estado (1963/1966); e conselheiro da Fundação Alagoana de Promoções Esportivas (Fape).

O jornalista também foi conselheiro do Serviço Social do Comércio (Sesc), presidente da seccional Alagoas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), assessor de comunicação da Federação das Indústrias do Estado do Alagoas (Fiea) e redator da página de Turismo do Jornal Tribuna do Sertão.

Aldo Ivo deixa cinco filhos, oito netos e quatro bisnetos. O jornalista era tio do professor Jasiel Ivo, da Faculdade de Direito da Ufal.