Cidades

Ação em escolas orienta pais sobre o uso da cadeirinha

Conforme a Resolução 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde as primeiras horas de vida a criança deve utilizar o bebê conforto até que ela complete um ano de idade

Por Secom 06/03/2017 09h00
Ação em escolas orienta pais sobre o uso da cadeirinha
Reprodução - Foto: Assessoria

Visando conscientizar a população sobre a importância do uso de equipamentos como bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação, a SMTT reforça as ações educativas e de fiscalização do uso desses instrumentos durante o mês de março. A primeira delas ocorrerá na segunda-feira (06), em frente ao colégio Monteiro Lobato, localizado no bairro da Gruta de Lourdes, entre 11h e 13h.

“Estaremos nas portas de escolas conversando com pais e crianças sobre o porquê de se usar esses equipamentos e como utilizá-las de forma correta”, explica a diretora de Educação para Mobilidade Urbana da SMTT, Juliana Normande.

Conforme a Resolução 277/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde as primeiras horas de vida a criança deve utilizar o bebê conforto até que ela complete um ano de idade. Entre um e quatro anos, a criança deve ser transportada na cadeirinha. Dos quatro anos até sete anos e meio, deve-se utilizar o assento de elevação. Com 1,45 m ou mais e sete anos e meio em diante, a criança já pode utilizar apenas o cinto de segurança do próprio carro.

Pesquisas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontam que quase 60% dos acidentes mais graves ou fatais ocorrem em menos de 30 minutos de passeio e que os acidentes de trânsito são a maior causa de mortes de quem tem até 14 anos. “Muitas vezes os responsáveis acreditam que, por ser uma viagem rápida, podem dispensar o uso dos instrumentos de segurança, mas esse pensamento pode ser letal”, detalha Normande.

No dia seguinte à ação haverá a presença de equipes de fiscalização para aplicar as sanções previstas em lei a aqueles condutores que insistirem em arriscar a vida das crianças não utilizando os instrumentos de segurança.