Cidades

Operação de combate ao Aedes aegypti em Maceió recolheu cerca de 2.400 pneus

Ação aconteceu na região metropolitana de Maceió neste sábado (4)

Por Agência Alagoas 04/03/2017 15h20
Operação de combate ao Aedes aegypti em Maceió recolheu cerca de 2.400 pneus
Reprodução - Foto: Assessoria

Unir esforços para eliminar o maior número criadouros do mosquito Aedes aegypti. Com esse intuito foi montada uma força-tarefa para recolher pneus das ruas em oito municípios da região metropolitana de Maceió, na manhã deste sábado (4). O resultado foi a retirada de aproximadamente 2.400 pneus expostos com água parada, e que representavam um local propício para o desenvolvimento do inseto.

As equipes foram compostas por integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Defesa Civil Estadual, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro. Os grupos se reuniram no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), no bairro do Farol, e seguiram para os municípios de Barra de Santo Antônio, Paripueira, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e para bairros da capital alagoana.

Para Cícero Felinto, responsável técnico de Controle de Vetores da Sesau, a ação acontece em um momento oportuno por causa do período de seca. “Nesse momento os ovos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya estão somente esperando as águas da chuva para eclodirem e se desenvolverem para a fase adulta. Por meio dessa ação estamos nos antecipando a esse evento com a eliminação desses criadouros em potencial, que são os pneus usados e expostos para se tornarem depósitos de água parada”, explicou.

Dos quase 2.400 pneus recolhidos, 45 deles foram encontrados em uma borracharia no bairro do Bebedouro. O dono do estabelecimento, Manoel dos Santos, falou que, em média, descarta 50 pneus por semana. “Todo esse material fica aqui na minha borracharia, onde são armazenados em um local coberto e sem contato com água, porque não podemos dar brechas para o Aedes aegypti. Gostei muito dessa operação, já que não tenho outro lugar para dar destino aos pneus velhos”, revelou Manoel Santos ao contar, também, que já chegou a guardar no local aproximadamente 1.200 pneus usados.

De acordo com o Major Moisés, coordenador da Defesa Civil Estadual, a megaoperação foi além de ser apenas uma ação de recolhimento de pneus. “A operação de hoje irá trazer resultados positivos para a saúde pública em Alagoas, com a eliminação dos possíveis criadouros do Aedes aegypti, além de ajudar na educação ambiental da população, com o recolhimento dos pneus em desuso”, afirmou.

Destino - Todo material recolhido na manhã desse sábado (4) foi armazenado em um o ponto de coleta da empresa Reciclanip, no bairro da Chã da Jaqueira. E neste domingo (5), os pneus serão encaminhados para uma das sedes da empresa no estado da Bahia, onde será feito processo de reciclagem, evitando assim maiores danos ao meio ambiente.