Cidades

Cadastro atualizado contribui para acesso a programas sociais

É por meio da atualização cadastral que as famílias em situação de vulnerabilidade social podem ser inseridas no Programa Bolsa Família

Por Secom 04/03/2017 12h05
Cadastro atualizado contribui para acesso a programas sociais
Reprodução - Foto: Assessoria

Manter atualizado os dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é uma das obrigações de quem está inserido na base de dados. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reforça que, além de obrigação, manter as informações em dia possibilita um acesso mais rápido aos programas sociais, principalmente os de transferência de renda.

 De acordo com a coordenadora do CadÚnico em Maceió, Stephanie Cavalcanti, é por meio da atualização cadastral que as famílias em situação de vulnerabilidade social podem ser inseridas no Programa Bolsa Família, por exemplo. “Estas informações atualizadas servem para que o sistema tenha um diagnóstico da situação social destas famílias e possam inseri-las nos programas sociais sempre que abre novas vagas. Além disso, com o cadastro atualizado, é possível comunicar esta família que ela está sendo beneficiada com algum programa”, explicou.

A atualização dos dados cadastrais no CadÚnico deve ser feita sempre que o perfil ou informações sobre a família for alterado, como por exemplo mudança de endereço, de telefone, aumento ou diminuição dos integrantes da família.

Para atualizar o cadastro, o responsável familiar precisa procurar uma das 12 unidades disponibilizadas pela Semas, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 16h. Em Maceió, o cadastro no CadÚnico pode ser feito ou atualizado na sede do programa (no bairro do Poço), nas duas Unidades Descentralizadas – localizadas no Benedito Bentes e Prado – e em mais nove unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Atualmente, a capital alagoana conta com 131.036 famílias inseridas no CadÚnico. Destas, 57.820 famílias (dados do MDSA de fevereiro de 2017) estão inseridas no programa de transferência de renda Bolsa Família.

Perfil do CadÚnico

Para ter acesso ao CadÚnico, a família precisa ter perfil de baixa renda, ou seja, ganhar até meio salário mínimo por pessoa ou ganhar até três salários mínimos de renda mensal total.

Diversos programas e benefícios sociais utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias: Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Carteira do Idoso, Benefício de Prestação Continuada, ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, Cartão de Passageiro Especial e Isenção de Taxas em Concursos Públicos. O CadÚnico permite ainda cota para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O beneficiário da capital alagoana pode obter mais informações e tirar outras dúvidas pelo telefone (82) 3315-3686 ou na Central de Relacionamento do MDS (0800 707 2003).