Cidades

Confira aqui quatro passeios "bate e volta" para fazer no Carnaval em Alagoas

Passeios vão das praias mais agitadas, passando por vilas de rendeiras, falésias, dunas e manguezais

Por Secom 24/02/2017 18h48
Confira aqui quatro passeios 'bate e volta' para fazer no Carnaval em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Depois de receber milhares de turistas durante as festas de Natal e Ano Novo, Maceió se prepara mais uma vez para o grande fluxo de visitantes que chegarão para o Carnaval, e muitos deles também vão aproveitar a passagem pela capital para conhecer os arredores da cidade. Feitos no esquema “bate e volta”, os passeios vão das praias mais agitadas, passando por vilas de rendeiras, falésias, dunas e manguezais. Confira abaixo algumas sugestões da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) do que fazer por perto quando se está hospedado em Maceió.

Litoral Sul – A 18km de Maceió

Praia do Gunga. Foto: Tom Alves

Entre os destaques está a famosa Praia do Francês, que guarda uma bela enseada margeada por uma reserva natural de restinga. Parte da praia é protegida por uma barreira de coral que forma piscinas naturais e abriga  ótimos points de mergulho. O lado direito proporciona ondas perfeitas para o surfe. Também vale muito a pena o bate e volta até a praia do Gunga, que exibe lagoas se misturando ao mar e falésias. Logo depois, a Barra de São Miguel tem uma ótima estrutura de bares e restaurantes e uma praia de águas muito calmas e claras protegidas por arrecifes.  Mais ao sul do Estado está Piaçabuçu, onde fica a foz do Rio São Francisco, margeada por 20 quilômetros de dunas douradas. Lá há roteiros de aventura que incluem passeios off road pelas restingas e dunas, visitas a  um quilombo e até parasail, uma espécie de paraquedas rebocada pelo bugre sobre o encontro do rio com o mar.

Rota Ecológica (litoral norte) – A 120 km de Maceió

Rota Ecológica. Foto: Tom Alves

Singelas casas envoltas por coqueirais, pousadas charmosas dentro da Mata Atlântica e praias semidesertas com piscinas naturais quentinhas. Esse é o cenário que dá o tom do roteiro que fica a pouco mais de 100 km da capital. Entre a Barra de Santo Antônio e Japaratinga, a Rota Ecológica segue por entre vilas de pescadores, e quando a maré está baixa, é possível fazer longas caminhadas até os arrecifes.

Maragogi – A 125 km de Maceió

Paradisíaca praia de Maragogi. Foto: Wesley Menegari

São 20 km de enseadas de areias macias, mar calmo e praticamente transparente e coqueiros ao vento. A atração mais clássica é o passeio de catamarãs até as galés, que são repletas de peixes. O destino também oferece mergulhos autônomos e passeios de bugre. Na cidade, há diferentes opções de hospedagem como resorts all inclusive e pousadas mais simples pertinho da praia, mas também é possível fazer um bate e volta a partir de Maceió, pois diferentes receptivos oferecem o passeio.

Caminhos do São Francisco – A 240 km de Maceió

Caminhos do São Francisco na região de Xingó. Foto: Tom Alves

Esse passeio é um pouco mais longe de Maceió, mas se você tem espírito aventureiro e quer mergulhar na cultura tradicional nordestina, não pense duas vezes antes de encarar a rota batizada de Caminhos do São Francisco. Partindo da histórica cidade de Piranhas, a 240 km de Maceió, o roteiro margeia um dos rios mais emblemáticos do País, passa pelos cânions de Xingó e segue até à foz do Velho Chico, em Piaçabuçu entre vilas de rendeiras, comunidades de pescadores e trilhas repletas da história do cangaço. Na verdade, só a cidade de Piranhas já valeria a jornada rumo ao sertão. Muito charmoso, o destino parece um pequeno presépio com igrejinhas no alto dos morros, gastronomia regional e uma deliciosa vida noturna ao ar livre.