Cidades

Carnaval nos oito polos de Maceió conta com 268 guardas municipais na segurança

Outros 93 fiscais de posturas estarão acompanhando o ordenamento público durante cada atividade

Por Ascom / Semscs 24/02/2017 12h28
Carnaval nos oito polos de Maceió conta com 268 guardas municipais na segurança
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) apresentou na quinta-feira (23) o plano estratégico de segurança nos oito polos carnavalescos da capital. Em coletiva de imprensa no auditório da sede da Guarda Municipal, no bairro do Vergel, o secretário da Semscs, coronel Ivon Berto, destacou a importante missão que a Guarda de Municipal vai desenvolver durante os quatro dias de festejos, através da operação intitulada Maceió na Folia.

Um dos principais pontos de atuação da Semscs será no sentido de assegurar o cumprimento da normatização do Código de Posturas Municipal, além da manutenção da segurança dos foliões que irão participar do Carnaval em diversos pontos da cidade. A Guarda irá acompanhar de perto blocos de rua e desfiles.

Durante a coletiva, o secretário destacou que 268 guardas municipais irão participar das operações do Maceió Folia. Outros 93 fiscais de posturas estarão acompanhando o ordenamento público durante cada atividade. “No total, serão 361 pessoas envolvidas a fim de resguardar a tranquilidade da sociedade”, pontuou o secretário.

Ainda segundo o coronel Ivon, as equipes estão orientadas a atuar na prevenção e a empregar todas as formas de diálogo e os meios legais previstos para abordagem, evitando o uso da força. “Caso ocorra ou haja necessidade de prisão ou apreensão de algum cidadão, este deverá ser imediatamente conduzido às autoridades policiais para procedimentos de praxe e a ocorrência deverá ser comunicada ao gerente da operação”, explica.

O secretário adiantou que os cidadãos devem sentir a sensação de segurança. “A Semscs, no cumprimento de sua missão, utilizará seu poder de polícia, podendo requisitar o auxílio da Polícia Militar ou Polícia Civil, em caso de necessidade”.

A Semscs também estará responsável pela aferição sonora de blocos, carros de sons e afins. Caso os decibéis sejam extrapolados no horário permitido, descumprindo a lei, os equipamentos sonoros serão apreendidos.

A Secretaria, através de seus órgãos subordinados, e em conjunto com a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), fiscalizará com rigor o cumprimento dos horários de largada e término dos blocos carnavalescos, patrocinados ou não pelo poder público municipal. “Esperamos um Carnaval ordenado e seguro como foram às prévias carnavalescas de Maceió e para isso não mediremos esforços”, afirmou o coronel Ivon Berto.