Cidades

Prefeitura de Maceió promove Carnaval em oito polos da cidade

Polos ficam nos bairros do Pontal da Barra, Ponta Grossa, Jacintinho, Benedito Bentes, Fernão Velho, Bebedouro, Ipioca e orla da Pajuçara

Por Secom 19/02/2017 15h57
Prefeitura de Maceió promove Carnaval em oito polos da cidade
Reprodução - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), promove mais uma vez o Carnaval descentralizado, com programação em oito polos distribuídos em diferentes bairros da capital. A programação começa a partir do sábado (25), com a apresentação de grupos de bois, frevo e desfiles de escola de samba.

Os polos ficam nos bairros do Pontal da Barra, Ponta Grossa, Jacintinho, Benedito Bentes, Fernão Velho, Bebedouro, Ipioca e orla da Pajuçara. “A realização do carnaval em núcleos espalhados em diversos bairros e protagonizados pela própria comunidade reafirma a proposta de descentralização das festas adotada pela Prefeitura de Maceió. A ideia é fomentar e valorizar o Carnaval nos bairros levando oportunidades de acesso à cultura e à diversão para mais perto das pessoas”, disse o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira.

Ainda segundo o gestor, o carnaval em Maceió deve ser considerado o da retomada. “Nos últimos anos tem-se feito um esforço muito grande para o retorno e consolidação dessa festa ao oferecer para a população, que fica na cidade, uma boa opção durante os festejos”.

Este ano, a prefeitura repete a organização do ano passado, mas com alguns detalhes extras. “Serão mantidos os oito núcleos, mas, em 2017, teremos o polo praia da Pajuçara. Com isso, quem estiver em Maceió, em qualquer bairro, poderá se deslocar até a orla, apreciar nossas belezas naturais e assistir o nosso carnaval. O polo funciona no sábado (25), com o desfile das escolas de samba, no domingo (26), com a passagem de alguns blocos carnavalescos e na segunda-feira (27), com o desfile de um bloco afro, juntamente com o encontro dos grupos de Boi”, detalhou Marcus Sampaio, da Fmac.

“Outro destaque será a retomada do polo do Bebedouro, que depois de muitos anos, praticamente, sem carnaval, funcionará na segunda e terça, próximo a Praça Lucena Maranhão, que já foi um dos quartéis generais do frevo em Maceió. A festa também será realizada em dois bairros tradicionais da cidade que representam a história do carnaval na capital. Um é o polo da Praça Moleque Namorador, na Ponta Grossa”, destacou Sampaio.

Além do suporte em segurança, limpeza, ordenamento de trânsito e iluminação, a Prefeitura investiu R$ 300 mil, garantindo infraestrutura de palco, som, iluminação e banheiros químicos. Cada polo também receberá uma ajuda de R$ 6 mil, que serão repassados às instituições comunitárias que já trabalham na produção do Carnaval nessas comunidades para a contratação de bandas locais.

Para a escolha e manutenção dos demais polos, a Prefeitura de Maceió levou em conta a experiência obtida no ano passado, que priorizou fazer a maior abrangência da festa na cidade. “Ela foi feita de acordo com o potencial de mobilização das associações comunitárias para a organização da festa, organizada de modo equitativo, contemplando todas as regiões de Maceió. Vamos ter carnaval nas duas saídas de Maceió. Uma no litoral sul, no bairro de Pontal da Barra, e o outro para o norte, em Ipioca. Fernão Velho também foi contemplado e vai atingir toda aquela região como Clima Bom e Rio Novo, com quatro dias de folia. Para os demais pólos, Benedito Bentes e Jacintinho, foi levada em conta a dimensão geográfica, já que são os bairros mais populosos de Maceió.

A programação de cada polo foi organizada junto com as comunidades e haverá atrações diversificadas, conforme as características próprias de cada local. Algumas comunidades farão apenas matinês e em outras, a folia começa mais tarde. A programação mais longa acontecerá na orla de Pajuçara. “Queremos que a população, que em grande parte fica na cidade, tenha a oportunidade de brincar o carnaval oferecido pela prefeitura, perto de onde moram”, ressaltou Palmeira.

A programação completa está sendo ajustada e será divulgada na próxima semana.