Cidades

Técnicos vistoriam condições de ônibus urbanos em Maceió

Vistorias de coletivos são realizadas diariamente e para cada empresa, há um cronograma de vistorias

Por Assessoria 18/02/2017 20h18
Técnicos vistoriam condições de ônibus urbanos em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Desde o início de fevereiro, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) retomou a realização de vistorias diárias de veículos das empresas responsáveis pela operação do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). A ação visa verificar se o serviço prestado à população é o mais confortável e seguro possível, levando em conta o que determina o edital de licitação do transporte coletivo lançado em 2015.

As vistorias de coletivos são realizadas diariamente e para cada empresa, há um cronograma de vistorias, que prevê a avaliação de seis a oito guarnições de vistoria de transportes. “Na vistoria são observadas as condições físicas do veículo, a exemplo do estado de conservação de bancos, janelas, pneus e portas, bem como o funcionamento e a presença de equipamentos obrigatórios, como estação elevatória e extintor de incêndio”, explica o assessor técnico de Transportes da SMTT, Zenildo Filho.

“Para o usuário do sistema, a vantagem é ter a garantia de que o serviço prestado apresenta segurança, além de reafirmar a busca da SMTT pela melhora da qualidade dos ônibus”, destaca o assessor.

Veículos que apresentem defeitos nos equipamentos durante a vistoria podem receber diferentes penalidades, a depender da gravidade e do impacto do problema sobre a segurança viária e o serviço ofertado aos usuários. Questões como bancos rasgados resultam em notificação para solução em até 15 dias, enquanto para-brisas com pequenos defeitos devem ser trocados imediatamente.

Há ainda as vistorias volantes, onde as equipes de fiscalização de transporte e de vistoria visitam terminais e realizam a vistoria nos veículos que estão nos locais. “Se forem detectados problemas nas rodas ou defeitos que comprometam a segurança das viagens, o veículo é retido na garagem até que tudo seja resolvido e haja uma nova vistoria que comprove a solução do problema”, salienta o assessor técnico.