Cidades

Caso Luiz Ferreira: réus são condenados pela morte de vereador

O julgamento, que começou na quinta-feira (16) pela manhã e terminou na noite desta sexta-feira (17)

18/02/2017 08h22
Caso Luiz Ferreira: réus são condenados pela morte de vereador
Reprodução - Foto: Assessoria

Após dois dias de julgamento, os réus Alessander Ferreira Leal, Tiago dos Santos Campos e Everton Santos de Almeida foram condenados pela morte do vereador do município de Anadia (AL) Luiz Ferreira de Souza. Os réus deverão cumprir as penas em regime fechado e não poderão apelar em liberdade.

    O trio foi condenado por homicídio qualificado e associação criminosa. Alessander Leal, acusado de comandar e coordenar o crime, recebeu a pena de 32 anos, sete meses e 15 dias. Tiago Campos, que dirigia o carro que interceptou o da vítima, foi condenado a 30 anos, dez meses e 20 dias. Já o réu Everton de Almeida, acusado de estar no interior do veículo dando apoio à ação, foi apenado em 32 anos, três meses e 15 dias.

    O julgamento, que começou na quinta-feira (16) pela manhã e terminou na noite desta sexta-feira (17), no Fórum da Capital, foi conduzido pelo juiz Geraldo Cavalcante Amorim, titular da 9ª Vara Criminal de Maceió.

    Fizeram a acusação o promotor de Justiça Paulo Barbosa e os advogados Cláudio Vieira e Gustavo Raimundo Dacal. A defesa do réu Alessander teve à frente os advogados Raimundo Palmeira e Rodrigo Ferro. Já a dos réus Everton e Tiago ficou a cargo do defensor público Ryldson Martins.

O caso

    O crime ocorreu em setembro de 2011, na rodovia AL 450, nas imediações do Povoado Tapera, em Anadia. De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP/AL), Luiz Ferreira retornava da cidade de Maribondo, após conceder entrevista a uma rádio local, quando o carro em que estava foi interceptado por outro veículo.

    Pelo menos duas pessoas teriam saído do automóvel e efetuado disparos na direção do vereador, que não resistiu aos ferimentos. De acordo com o MP/AL, o crime teria sido planejado pela então prefeita de Anadia, Sânia Tereza Palmeira Barros, e pelo companheiro dela, Alessander Leal. Os outros participantes seriam Tiago Campos, Everton de Almeida, Adailton Ferreira e Wallemberg Torres da Silva.

    O motivo do crime seria a oposição que Luiz Ferreira vinha fazendo à gestão da prefeita. O vereador, que na entrevista à rádio havia anunciado sua candidatura à Prefeitura de Anadia, acusou Sânia Barros de cometer diversas irregularidades à frente do executivo municipal. Para o Ministério Público, o assassinato de Luiz Ferreira foi queima de arquivo e um “recado” para os demais vereadores da oposição.

    Sânia Barros, Adailton Ferreira e Wallemberg da Silva recorreram da sentença de pronúncia e aguardam julgamento do recurso pelo Tribunal de Justiça. Devido ao foro por prerrogativa de função, a ex-prefeita de Anadia será julgada pelo Pleno do TJ/AL.Matéria referente ao processo nº 0000179-17.2016.8.02.0203Diego Silveira - Dicom TJ/AL