Cidades

Mais de 100 blocos agitam prévias carnavalescas de Maceió no fim de semana

Organizadores do Jaraguá Folia e grupos que desfilam na orla esperam 220 mil pessoas

Por Tribuna Independente 17/02/2017 11h05
Mais de 100 blocos agitam prévias carnavalescas de Maceió no fim de semana
Reprodução - Foto: Assessoria

Em contagem regressiva, os organizadores das prévias carnavalescas acertam os últimos detalhes para os desfiles do fim de semana. Os festejos começam nesta sexta-feira (17) com o Jaraguá Folia e seguem no sábado (18) e no domingo (19), com os tradicionais desfiles pela orla marítima. São mais de cem blocos fazendo a alegria de 220 mil foliões.

A partir da 20h, o Jaraguá Folia inicia os trabalhos, saindo da concentração pelas ruas do bairro histórico. 

Em Jaraguá, a expectativa de público para os desfiles dos blocos é de 70 mil pessoas. O retorno dos “Filhos da Pauta”, organizado por jornalistas do estado é a novidade deste ano, além das homenagens ao bicentenário de Alagoas, como explica Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca.

“Seguimos da concentração no Museu Théo Brandão com o primeiro bloco, os Filhinhos da Mamãe. São 102 blocos cadastrados que irão desfilar no Jaraguá Folia. Seguimos o percurso até a Sá e Albuquerque com muita música. Carnaval para todas as tribos, todas as idades, aberto e livre para todo mundo participar”, garante Lopes.

FOLIA NA ORLA

No sábado (18) a folia não para. A festa fica por conta de dez orquestras de frevo e quatro trios com os blocos Amigos do Rei, Samba de Nêgo, Pecinhas de Maceió, Turma da Rolinha, Sururu na Lama, Adultos na Folia e Crianças na Folia.

A expectativa de público ultrapassa 150 mil pessoas na orla, segundo Dinho Lopes. A concentração será às 8h30 na praça Multieventos e o desfile das 9h às 17h. Cada bloco terá quatro horas garantidas de folia.

Apesar de não desfilar este ano, o tradicional “Pinto da Madrugada” será homenageado com carro alegórico levando a orquestra do bloco (ver capa do caderno D&A).

“Vamos ter uma grande homenagem ao Pinto, vai ser uma coisa muito bonita, depois vamos ter um arrastão com todas as orquestras com os blocos soltos. A gente convoca todo mundo para se fazer presente. Depois das orquestras no chão, nós temos os quatro trios com a Turma da Rolinha, Pecinhas e Amigos do Rei”, afirmou.

Para os foliões que optarem por não fazer o trajeto pela orla, serão mantidos dois pontos fixos de frevo, um destinado para os adultos e outros para as crianças. As atrações, segundo o organizador, visam o aproveitamento máximo do evento.

No domingo duas prévias estão confirmadas. A matinê de Carnaval, no Iate Clube Pajussara, e a Banda Vulcão, da Polícia Militar, com o bloco Vem Ver a Banda Tocar Frevo, na orla de Ponta Verde.

Frevo para foliões, trabalho para órgãos públicos

Além dos blocos tradicionais, os desfiles contam com as animadas turmas de amigos, condomínios e empresas, que se organizam para aproveitar as prévias.  Os moradores do Condomínio Alameda do Horto, no Tabuleiro dos Martins, reúnem cerca de 250 pessoas, incluindo amigos e parentes.

Desde 2009, o condomínio organiza um evento interno quinze dias antes do Carnaval. Ano passado, surgiu a ideia de estender os festejos para as prévias.  Nesta edição, os moradores resolveram trazer passistas de frevo do Recife-PE.

“Eu sempre participava com meus amigos do Jaraguá Folia. Aí resolvi chamar as pessoas do condomínio. Todo mundo colabora, os patrocinadores também. Aí, nós decidimos ir. Também tivemos a ideia de trazer as passistas. Está tudo pronto e amanhã 19h30 estamos lá na Sinimbu para curtir o Carnaval”, afirmou José Moisés Junior, diretor social do condomínio e organizador do bloco.

REFORÇO DOS SERVIÇOS

Para os dias de prévias que mais reúnem foliões, os órgãos públicos reforçaram a oferta de serviços de saúde, segurança e limpeza.

Hoje, durante o Jaraguá Folia, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fará o bloqueio do trânsito das 19h às 2h do dia seguinte, desde a Praça Sinimbu até a Rua Jangadeiros Alagoanos. As vias alternativas recomendadas pela SMTT são a Avenida Maceió, Rua Buarque de Macedo e Avenida Walter Ananias. No sentido do Pontal à Pajuçara toda a avenida do litoral estará liberada.

Já no sábado, as interdições começam às 7h e podem se estender até às 20h. O trecho bloqueado compreende o início da Pajuçara, até o cruzamento da Avenida Álvaro Otacílio com a Rua Durval Guimarães.

Para garantir a segurança, mais de 600 policiais militares estarão de prontidão nos três dias. O policiamento ostensivo será feito com o auxílio de viaturas, motocicletas, a pé e montado. 

Também reforçam o atendimento o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante as prévias, haverá reforço nas escalas de plantão dos servidores e reabastecimento de insumos, correlatos e medicamentos para atender à demanda dos usuários no período.

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) fiscalizará os ambulantes, bares e restaurantes que atuarão nas prévias carnavalescas. Os fiscais também estarão de plantão recebendo denúncias da população por meio do telefone 3315-5242.

Com um esquema específico para a folia, cerca de 200 agentes de limpeza da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) divididos em três turnos, estarão nas áreas dos desfiles nos três dias garantindo a limpeza.