Cidades
Mais de 100 blocos agitam prévias carnavalescas de Maceió no fim de semana
Organizadores do Jaraguá Folia e grupos que desfilam na orla esperam 220 mil pessoas
Em contagem regressiva, os organizadores das prévias carnavalescas acertam os últimos detalhes para os desfiles do fim de semana. Os festejos começam nesta sexta-feira (17) com o Jaraguá Folia e seguem no sábado (18) e no domingo (19), com os tradicionais desfiles pela orla marítima. São mais de cem blocos fazendo a alegria de 220 mil foliões.
A partir da 20h, o Jaraguá Folia inicia os trabalhos, saindo da concentração pelas ruas do bairro histórico.
Em Jaraguá, a expectativa de público para os desfiles dos blocos é de 70 mil pessoas. O retorno dos “Filhos da Pauta”, organizado por jornalistas do estado é a novidade deste ano, além das homenagens ao bicentenário de Alagoas, como explica Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca.
“Seguimos da concentração no Museu Théo Brandão com o primeiro bloco, os Filhinhos da Mamãe. São 102 blocos cadastrados que irão desfilar no Jaraguá Folia. Seguimos o percurso até a Sá e Albuquerque com muita música. Carnaval para todas as tribos, todas as idades, aberto e livre para todo mundo participar”, garante Lopes.
FOLIA NA ORLA
No sábado (18) a folia não para. A festa fica por conta de dez orquestras de frevo e quatro trios com os blocos Amigos do Rei, Samba de Nêgo, Pecinhas de Maceió, Turma da Rolinha, Sururu na Lama, Adultos na Folia e Crianças na Folia.
A expectativa de público ultrapassa 150 mil pessoas na orla, segundo Dinho Lopes. A concentração será às 8h30 na praça Multieventos e o desfile das 9h às 17h. Cada bloco terá quatro horas garantidas de folia.
Apesar de não desfilar este ano, o tradicional “Pinto da Madrugada” será homenageado com carro alegórico levando a orquestra do bloco (ver capa do caderno D&A).
“Vamos ter uma grande homenagem ao Pinto, vai ser uma coisa muito bonita, depois vamos ter um arrastão com todas as orquestras com os blocos soltos. A gente convoca todo mundo para se fazer presente. Depois das orquestras no chão, nós temos os quatro trios com a Turma da Rolinha, Pecinhas e Amigos do Rei”, afirmou.
Para os foliões que optarem por não fazer o trajeto pela orla, serão mantidos dois pontos fixos de frevo, um destinado para os adultos e outros para as crianças. As atrações, segundo o organizador, visam o aproveitamento máximo do evento.
No domingo duas prévias estão confirmadas. A matinê de Carnaval, no Iate Clube Pajussara, e a Banda Vulcão, da Polícia Militar, com o bloco Vem Ver a Banda Tocar Frevo, na orla de Ponta Verde.
Frevo para foliões, trabalho para órgãos públicos
Além dos blocos tradicionais, os desfiles contam com as animadas turmas de amigos, condomínios e empresas, que se organizam para aproveitar as prévias. Os moradores do Condomínio Alameda do Horto, no Tabuleiro dos Martins, reúnem cerca de 250 pessoas, incluindo amigos e parentes.
Desde 2009, o condomínio organiza um evento interno quinze dias antes do Carnaval. Ano passado, surgiu a ideia de estender os festejos para as prévias. Nesta edição, os moradores resolveram trazer passistas de frevo do Recife-PE.
“Eu sempre participava com meus amigos do Jaraguá Folia. Aí resolvi chamar as pessoas do condomínio. Todo mundo colabora, os patrocinadores também. Aí, nós decidimos ir. Também tivemos a ideia de trazer as passistas. Está tudo pronto e amanhã 19h30 estamos lá na Sinimbu para curtir o Carnaval”, afirmou José Moisés Junior, diretor social do condomínio e organizador do bloco.
REFORÇO DOS SERVIÇOS
Para os dias de prévias que mais reúnem foliões, os órgãos públicos reforçaram a oferta de serviços de saúde, segurança e limpeza.
Hoje, durante o Jaraguá Folia, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) fará o bloqueio do trânsito das 19h às 2h do dia seguinte, desde a Praça Sinimbu até a Rua Jangadeiros Alagoanos. As vias alternativas recomendadas pela SMTT são a Avenida Maceió, Rua Buarque de Macedo e Avenida Walter Ananias. No sentido do Pontal à Pajuçara toda a avenida do litoral estará liberada.
Já no sábado, as interdições começam às 7h e podem se estender até às 20h. O trecho bloqueado compreende o início da Pajuçara, até o cruzamento da Avenida Álvaro Otacílio com a Rua Durval Guimarães.
Para garantir a segurança, mais de 600 policiais militares estarão de prontidão nos três dias. O policiamento ostensivo será feito com o auxílio de viaturas, motocicletas, a pé e montado.
Também reforçam o atendimento o Hospital Geral do Estado (HGE) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Durante as prévias, haverá reforço nas escalas de plantão dos servidores e reabastecimento de insumos, correlatos e medicamentos para atender à demanda dos usuários no período.
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) fiscalizará os ambulantes, bares e restaurantes que atuarão nas prévias carnavalescas. Os fiscais também estarão de plantão recebendo denúncias da população por meio do telefone 3315-5242.
Com um esquema específico para a folia, cerca de 200 agentes de limpeza da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) divididos em três turnos, estarão nas áreas dos desfiles nos três dias garantindo a limpeza.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas