Cidades

Duplicação da AL-101 Norte avança em todas as frentes de trabalho

Viaduto de Jacarecica recebe pré-laje; ponte sobre o Rio tem estrutura intermediária finalizada

Por Assessoria 10/02/2017 20h42
Duplicação da AL-101 Norte avança em todas as frentes de trabalho
Reprodução - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), está atuando com diversas obras espalhadas por todo o Estado.

Em Maceió, a maior obra de mobilidade é a duplicação da AL-101 Norte, que está em sua primeira fase, onde acontece simultaneamente a construção do viaduto de Jacarecica, da primeira – do total de três pontes – que serão construídas sobre o Rio Jacarecica, além da implantação das galerias fluviais e a realocação da rede elétrica.

No viaduto de Jacarecica, a equipe técnica da Setrand avança nesta semana para instalação da pré-laje – base de sustentação da laje do elevado. Já na ponte, a estrutura intermediária está finalizada, aguardando apenas a cura – processo de secagem das vigas – para que possa receber o trecho de pista.

A construção das galerias fluviais, responsáveis por captar e dar um destino adequado a água das chuvas, está 40% concluída. Elas estão sendo construídas em tamanhos diferentes, variando entre 50 cm de largura por 1 metro de altura a até 4x1 metros, para atender aos fluxos diferentes, conforme o estudo de vazão feito pela equipe técnica da Setrand. Além disso, está em fase de acabamento a realocação da rede de energia elétrica, que irá liberar o espaço para o novo trecho de estrada.

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ressalta a atuação dos engenheiros e técnicos em dar celeridade a uma obra tão relevante para o Estado.

“Os engenheiros e demais técnicos da Setrand estão empenhados e trabalhando com afinco nesta obra que é um projeto que transforma a mobilidade urbana não só de Maceió, mas como de toda Alagoas. A obra, quando finalizada, irá melhorar a fluidez no trânsito na região norte do Estado, incentivando o turismo e impulsionando o desenvolvimento econômico de todo o Estado”, explica Mosart.