Cidades

Filhos da Pauta promove caldo para foliões

Bloco organizado por jornalistas alagoanos comemora 26 anos de história e esquenta prévias neste domingo, na orla de Ponta Verde

Por Tribuna Independente 04/02/2017 11h45
Filhos da Pauta promove caldo para foliões
Reprodução - Foto: Assessoria

As prévias carnavalescas de Maceió tiveram início no dia 22 de janeiro e segue até o carnaval. A cada final de semana tem muito frevo e animação com desfiles de blocos na orla lagunar. E nesse domingo (5), não vai ser diferente, o bloco Filhos da Pauta vai dá um caldo, literalmente, para os foliões. O bloco é organizado por jornalistas alagoanos e, nestas prévias, comemora 26 anos de história com a volta para a avenida depois de um hiato de sete anos. O desfile vai sair no dia 17, no tradicional Jaraguá Folia com animação da Orquestra Terremoto, de Coqueiro Seco. Antes disso, o bloco Filhos da Pauta vai deixar os foliões que forem neste domingo à Rua Fechada, no bairro de Ponta Verde, animados. O bloco irá distribuir gratuitamente caldinho para as pessoas que tiverem acompanhando a festa e fazendo a compra da camisa oficial.

 “O evento acontece a partir das 10h. Na oportunidade, estaremos vendendo as camisas e distribuindo caldinho. A camisa custa R$ 25,00. Para aqueles que já garantiram a sua, poderão retirará-las. Os tamanhos variam do PP ao extra G. Esse evento é o termômetro para o desfile que acontecerá no dia 17 no Jaraguá. Essa festa é a prévia da prévia”, disse o jornalista Nigel Santana, um dos organizadores do bloco. A ‘prévia da prévia’ terá animação da banda Vulcão da Policia Militar (PM) e da Orquestra Terremoto. No dia 17, o desfile do bloco, formado tradicionalmente por comunicadores e que leva em seu estandarte a ilustração de um jornalista – o pauteiro – exibindo um jornal e um microfone, terá animação da Orquestra Terremoto, de Coqueiro Seco.

A retomada do bloco ocorreu a partir da união e dedicação de jornalistas de vários veículos de comunicação do Estado, com o apoio dos fundadores do Filhos da Pauta. Até o momento a organização contabilizou 600 camisas encomendadas. O bloco também está recebendo apoio de várias empresas, além dos Sindicatos dos Jornalistas, Gráficos e da Liga Carnavalesca.

HOMENAGEM 2017

O bloco, que desfilou pela primeira vez em 1991, retorna em 2017, no Jaraguá Folia, com o tema ‘Ói nós aqui de novo’. Esse ano o Filhos da Pauta homenageará o tituleiro Claudionor Medeiros da Silva, o ‘Macarrão’, falecido no ano passado.

HOMENAGEADOS

Tradicionalmente, o Filhos da Pauta faz homenagem aos comunicadores alagoanos. Em outras apresentações de Carnaval, foram homenageados os jornalistas Amaury Barbosa, Freitas Neto, Denis Agra e Teófilo Lins. Caricaturas em bonecos gigantes dos jornalistas fizeram parte da comemoração dos 10 anos de existência do bloco. Em seu último desfile, no ano de 2009, a homenagem foi para o radialista e compositor do primeiro frevo do bloco, Edécio Lopes, falecido em 2008. O frevo-homenagem “Edécio no Passo” foi composto pelo jornalista Ricardo Mota.

TURMA DA ROLINHA

O fim de semana também conta com a animação da Turma da Rolinha. Neste sá- bado (4), o bloco vai dar um “esquenta” para os foliões, com a tradicional Panelada da Rolinha. O evento contará com a apresentação da orquestra de frevo Fogo-Pagôa a partir das 13h. Este ano, a homenagem do bloco é para os 200 anos de Emancipação Política de Alagoas. “Temos uma novidade que é o tema: em comemoração aos 200 anos de Alagoas. A nossa música tema trata dos 200 anos de emancipação. As camisas foram confeccionadas nas cores vermelho, azul e branco, tudo para enfatizar a homenagem”, conta Ivonilton Mendonça, organizador e fundador do bloco. Após 15 anos, a Panelada da Rolinha já é tradição. Segundo os organizadores, o prato principal deste ano é a dobradinha, que será servida no Bar e Restaurante Barrica’s, na orla de Ponta Verde.

O evento é aberto e os participantes podem comer os pratos do cardápio do restaurante ou optar pela dobradinha, que é R$ 28,00. Depois do ‘esquenta’ a Turma da Rolinha volta a animar os foliões na Orla de Pajuçara, no dia 18. São esperadas 1.500 pessoas para o desfile que terá trio elétrico com a orquestra oficial tocando muito frevo.