Cidades

Alagoas sediará capacitação de estados do NE do Programa Criança Feliz

Escolha foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA)

Por Ascom / Seades-AL 31/01/2017 14h00
Alagoas sediará capacitação de estados do NE do Programa Criança Feliz
Reprodução - Foto: Assessoria

O Estado de Alagoas sediará, entre os dias 13 e 23 de fevereiro, a capacitação regional dos estados do Nordeste para os multiplicadores do programa federal Criança Feliz. Esta fase do programa consiste em preparar os profissionais que atuarão em ações de educação e capacitação do programa e a metodologia de visitas domiciliares nos municípios.

A informação foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), durante a Oficina de Alinhamento Intersetorial do Criança Feliz, ocorrida semana passada em Brasília. O secretário de Estado da Assistência Social, Fernando Pereira, presente ao evento, confirmou a disponibilidade de Alagoas em sediar a oficina.

“Teremos dez dias de capacitação dos gestores do Criança Feliz em Maceió. Nesse período, Alagoas será a capital brasileira da proteção à primeira infância e centro dos debates sobre as estratégias de execução e acompanhamento do maior programa já desenvolvido no Brasil, no sentido de garantir um futuro melhor para suas crianças. Estamos honrados em sediar essas atividades”, afirmou Pereira.

De acordo com a coordenadora do Comitê Técnico da Primeira Infância, Joyce Amorim, a capacitação trará conhecimento sobre a essência do programa, com foco nas visitas domiciliares. “O treinamento terá como método o Care For Child Development, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e adotado pelo MDSA. A partir deste curso, os multiplicadores estarão habilitados a irem aos municípios capacitar os supervisores e visitadores”, explicou Joyce.

Experiência

Por possuir o Comitê da Primeira Infância instalado desde julho de 2016, Alagoas apresentou, durante a reunião em Brasília, o modelo de atuação e trabalho adotado e deu como exemplo o projeto-piloto que está sendo implantado na cidade de Murici. O projeto é coordenado pela primeira-dama, Renata Calheiros, e será levado, paulatinamente, para outros municípios alagoanos já em consonância com as diretrizes do programa Criança Feliz.