Cidades

Alagoas lança plano de Políticas Públicas LGBT

Documento foi elaborado com a participação popular; nome social é uma das ações previstas no plano

Por Tribuna Independente 30/01/2017 20h48
Alagoas lança plano de Políticas Públicas LGBT
Reprodução - Foto: Assessoria

Foi lançado nesta segunda-feira (30), no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, o primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas para o segmento LGBT.  O objetivo do projeto é o desenvolvimento de ações que possam atender às necessidades de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões, o plano é muito importante para mostrar às pessoas as “diferenças” e principalmente mostrar que todos têm direitos ao respeito.

Uma das ações que estão incluídas no Plano de Políticas Públicas para a comunidade LGBT é o reconhecimento do nome social.

"Estamos lutando para o reconhecimento do nome social. Na Secretaria da Mulher e na da Saúde já acontece isso, mas queremos que o governador decrete isso para o restante dos órgãos", disse Cláudia Simões.

O Plano foi elaborado com a participação popular e coordenado pelo Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção de Direitos LGBT de Alagoas (CECD-LGBT/AL).

"É um plano muito importante porque garante direitos para a sociedade LGBT, em um estado como o nosso, em que a homofobia é tão grande", ressaltou a presidente do conselho LGBT, Rita Mendonça.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Luci Mônica, disse que o órgão vem fazendo mudanças nos paradigmas e trabalhando de forma efetiva para garantir os direitos da população LGBTs ressaltando que a integração entre os órgãos e toda sociedade é de fundamental importância.

O presidente do Grupo Gay de Alagoas (GGAL), Nildo Correia, disse que o plano vai além da formação das propostas da conferência LGBT. “É acima de tudo uma arma, para que a sociedade cobre e monitore a gestão pública, para que a mesma venha fazer com que saia do papel, e se torne políticas públicas.” Ressaltou.

O encontro também discutiu o desenvolvimento de programas que possam proteger a população transexual do Estado.

Segundo a presidente e o vice-presidente do conselho LGBT, Júlio Daniel, estão sendo promovidos diálogos sobre a visibilidade trans. “Estamos promovendo diálogos e queremos também garantir saúde e espaço dessas pessoas no mercado de trabalho”, comentou.

Durante a solenidade houve apresentações de transexuais, como a da primeira rainha trans de quadrilha Junina do Estado, da transexual Natasha Wonderfull [personagem do curta-metragem “Wonderfull – Meu Eu em Mim”, que conta a história a história dela.] E de outras transexuais.

Outros órgãos também estiveram presentes na solenidade.