Cidades

IMA investiga suposta contaminação em galeria de águas pluviais na Ponta Verde

Equipes devem divulgar resultados de análises das amostras colhidas na próxima semana

Por Ascom / IMA-AL 26/01/2017 15h47
IMA investiga suposta contaminação em galeria de águas pluviais na Ponta Verde
Reprodução - Foto: Assessoria

A gerência de Monitoramento e Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) recebeu, nesta quinta-feira (26), um vídeo do momento em que uma grande quantidade de água escura irrompeu com força de uma galeria de águas pluviais localizada na praia de Ponta Verde, em Maceió.

O vídeo foi gravado no mesmo dia em que a denúncia foi enviada e o Instituto imediatamente deslocou uma equipe do Laboratório de Estudos Ambientais para coletar amostras da galeria. No local, os técnicos constataram que a quantidade da água havia diminuído e a coloração estava menos intensa.

Durante a ação, os fiscais do órgão visitaram diversas obras e edifícios existentes na região e que bombeiam água de rebaixamento ou esgoto com capacidade para influenciar no volume que verteu pela galeria.

Inicialmente não foi identificada a origem, mas a equipe está reunindo os indícios que deverão apontar os responsáveis. Segundo Manuel Messias, gerente de Laboratório do IMA, o resultado da análise das amostras deve sair na próxima segunda-feira (30).