Cidades

Análise mostra que alteração em rio com coloração rosa foi causada por tinta

Amostras coletadas apresentaram causas químicas para que a água apresentasse a coloração rosa-avermelhada

Por Ascom / IMA-AL 26/01/2017 16h04
Análise mostra que alteração em rio com coloração rosa foi causada por tinta
Reprodução - Foto: Assessoria

O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA) concluiu a análise das amostras coletadas em um braço próximo à foz do rio Pratagy, em Maceió. Os resultados divulgados nessa quinta-feira (26), apresentam causas químicas para a alteração na coloração que deixou as águas na cor rosa-avermelhada.

Segundo Manuel Messias, gerente de Laboratório do IMA, as amostras foram coletadas no dia 09 de janeiro e que os resultados encontrados “se assemelham ao caso registrado no povoado Barra Nova, no Rego dos Mamões, quando foi constatado que a coloração havia sido alterada porque houve o despejo de tinta no local. A equipe de fiscalização encontrou até parte da tinta em um estabelecimento localizado próximo ao local”, comentou.

Na conclusão, o laudo indica a “presença de pigmentação característica de ‘cor rosa-avermelhada’ de natureza química ao solvente inorgânico na água (Corantes provenientes de fontes antrópicas)".

O documento foi encaminhado à Gerência de Monitoramento e Fiscalização que deverá retornar ao local para coletar indícios que levem aos possíveis responsáveis pelo problema.