Cidades

Carnaval do Edécio Lopes abriu as prévias neste domingo

Foliões de Maceió curtiram muito frevo e samba, na orla de Ponta Verde

23/01/2017 10h42
Carnaval do Edécio Lopes abriu as prévias neste domingo
Reprodução - Foto: Assessoria

Com muito frevo no pé, os foliões maceioenses e os turistas que estão na cidade vão curtir as tradicionais prévias de Carnaval de Maceió que já se iniciou neste domingo (22), pela manhã, na orla de Ponta Verde, com o Carnaval do Edécio Lopes.

Segundo o presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, filho do homenageado, a expectativa para a abertura dos festejos foi a melhor possível.

“O Carnaval de Edécio Lopes, além de ser a abertura das prévias da Liga Carnavalesca de Maceió, carrega junto todo o sentimento que os alagoanos têm ao radialista, escritor e compositor Edécio Lopes, que apesar de ser pernambucano, adotou Alagoas como sua terra para amar sua esposa, criar seus filhos e desenvolver com afinco a sua profissão”, comentou Dinho.

De acordo com Dinho, o Carnaval de Edécio Lopes tem o objetivo de perpetuar todo o seu trabalho para que essas novas gerações conheçam quem foi ele.

A homenagem foi feita com a apresentação da Banda Vulcão da Polícia Militar (PM) em seguida, o bloco sai em desfile com o boneco gigante acompanhando pela Orquestra Fogo Pagô da Turma da Rolinha. Na volta ao lugar de origem (em frente à Barraca Pedra Virada) começou o show de samba com Valbocca, Yaldo Leite, Mel Nascimento, Negro Mir, Sorriso Maceió e o Samba da Periferia.

EDÉCIO LOPES

Foi um grande incentivador dos tradicionais festejos carnavalescos. De acordo com o presidente da Liga, Edécio sempre divulgou de forma substancial a cultura de Alagoas em seu programa “Manhãs Brasileiras”, que ficou no ar por 50 anos. Ele foi compositor de inúmeros frevos como Cidade Sorriso, hoje considerado o hino do freio alagoano onde recebeu o título de embaixador do freio. Também é compositor dos frevos da maioria dos blocos de Maceió como, Os Filhos da Pauta, A turma da Rolinha, Pecinhas de Maceió, Confraria do Rei, dentre outros.

Além das músicas, escreveu diversos livros. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre seu trabalho, é só ir ao Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) no espaço que tem o seu nome.

Dinho Lopes que hoje está seguindo os passos do pai, diz que com ele aprendeu a defender as tradições e as boas músicas, em especial o frevo. “Brigo que ele foi o maior divulgador de frevos de Alagoas, ao ponto em que seu programa diário de rádio, a partir de dois de janeiro de todos os anos e até o último dia de carnaval só veiculava frevos. Com ele aprendemos a valorizar a boa música tanto defendida no seu programa e em especial o frevo que até hoje toca em Pernambuco nos carnavais de Olinda, como o “Lembre de Mim” e “Oia a cara dele.”

Leia mais na versão impressa e digital do Jornal Tribuna Independente